Notícias

Notícias

Investigação da FCT NOVA referida no boletim de dezembro do Joint Research Center da União Europeia

09-01-2020

ELSA, DEC

O JRC (Joint Research Center) da União Europeia destacou a colaboração com o Departamento de Engenharia Civil da FCT NOVA no boletim de dezembro intitulado "Science Flash for You - bulletin for Portugal".

A FCT NOVA é parceira do Laboratório Europeu de Avaliação Estrutural (ELSA) do JRC, no âmbito do projeto SERA/SlabSTRESS, que estuda a resposta das estruturas de lajes fungiformes de betão armado sujeitas a ações gravíticas e sísmicas.

O projeto SERA é financiado pelo programa de investigação da UE Horizonte 2020 e visa reduzir os riscos de sismos naturais e antropogénicos. Entre outubro e dezembro de 2019 foram efetuados testes à escala real num edifício de dois andares, na parede de reação do ELSA. Estes testes ajudarão os investigadores europeus a desenvolver novas normas de conceção para edifícios mais seguros.

A Universidade Nova de Lisboa é uma das instituições de investigação que têm acesso ao ELSA no contexto das ações levadas a cabo pelo JRC para promover o livre acesso de parceiros externos às suas infraestruturas de investigação.