Notícias

Notícias

Projetos liderados pela UNINOVA/FCT NOVA no valor de 38M de euros apresentados no Parlamento Europeu

14-02-2020

Parlamento Europeu

No passado dia 5 de fevereiro, Virgílio Cruz Machado e Ricardo Jardim Gonçalves, respetivamente Diretor e Subdiretor da FCT NOVA , apresentaram três projetos europeus liderados pela nossa Faculdade na "11th European Innovation Summit", que decorreu no Parlamento Europeu em Bruxelas.

Este encontro, que teve como tema “Implementing Horizon Europe: From Policy to Impact”, foi uma oportunidade única de discutir, ao mais alto nível - com a intervenção de decisores políticos, Comissão Europeia, empresários e representantes da sociedade civil – as etapas de implementação do serviço europeu de registo de saúde eletrónico, interoperabilidade digital e a criação dos HUBs de inovação digital a nível europeu.

Durante o encontro foram apresentados três projetos Europeus (Horizonte Europa), com coordenação portuguesa (UNINOVA / FCT NOVA) que totalizam um investimento de 38 milhões de euros. "Estes projetos representam a consolidação da reputação da FCT NOVA e do papel de Portugal na vanguarda da investigação e da inovação”, afirma Ricardo Jardim Gonçalves.

Os projetos apresentados foram o Smart4Health, o ZDMP e o DIH4CPS. O Smart4Health pretende servir na interoperabilidade, nomeadamente no serviço Europeu de registo de saúde eletrónico, respondendo às necessidades do cidadão de gerir a sua própria saúde, potenciando soluções personalizadas neste domínio, sendo a resposta europeia para a estratégia da transformação digital e suporte à inovação social. O projeto ZDMP (Zero Defects Manufacturing Platform) desenvolverá uma plataforma digital para a manufatura de produtos sem defeito, permitindo às fábricas atuais alcançar a excelência na fabricação. O projeto DIH4CPS (DIHs for Embedding Interoperability in Cyber-Physical Systems of European SMEs) é uma iniciativa que tem como objetivo incentivar e catapultar os HUBs de inovação digitais europeus, com especial foco na ligação entre a investigação e a produção de valor nas PMEs a nível Europeu.