Ranking coloca NOVA em 1.º lugar a nível nacional na Igualdade de Género

04-05-2020

THE Ranking ODS5 2020

ranking Times Higher Education (THE) Impact 2020, que avalia o desempenho das universidades relativamente aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, coloca a NOVA em primeiro lugar nacional relativamente à Igualdade de Género (ODS 5) e na posição 67 a nível mundial, num total de 548 instituições.

O alinhamento das iniciativas da NOVA com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 é um compromisso assumido no seu Plano Estratégico, no qual a Igualdade de Género assume grande relevância.

A posição neste ranking deve-se a vários contributos, dispersos em projetos e iniciativas que acontecem por toda a NOVA.

Um desses exemplos é o projeto SPEAR - Supporting and Implementing Plans for Gender Equality in Academia and Research. A NOVA, com a coordenação da Vice-Reitora, Professora Elvira Fortunato, integra um consórcio europeu no âmbito deste projeto H2020 sobre igualdade de género que pretende desenvolver alterações institucionais com vista a aumentar a participação das mulheres na Investigação e Inovação, e também a melhorar as suas perspetivas de carreira.

Existem outras iniciativas na NOVA no contexto da igualdade de género, destinadas a dinamizar e incentivar a participação das mulheres em áreas onde estão normalmente menos representadas como a Conferência das Mulheres Matemáticas ou o projeto "Engenheiras por um dia".

Outro exemplo é o NOVA Women in Business, um clube que tem como objetivo capacitar as jovens a abraçar desafios profissionais e pessoais e ajudá-las a tornarem-se líderes de sucesso no futuro.