Bolsa INPhINIT da Fundación "la Caixa" promove investigação na área do decrescimento na NOVA

25-02-2021

Nick Fitzpatrick

Nick Fitzpatrick escolhe o CENSE - Center for Environmental and Sustainability Research da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, para desenvolver investigação na área do decrescimento, no âmbito do programa de bolsas de doutoramento INPhINIT promovidas pela Fundación "la Caixa".

O investigador vai receber 115 mil euros, ao longo de três anos, para colaborar no projeto IDEATE – Imagining DEgrowth trAjecToriEs. Este trabalho dá seguimento à tese de doutoramento sobre decrescimento e transições de sustentabilidade defendida em 2019 pela sua orientadora Inês Cosme, professora e investigadora no Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

O projeto propõe repensar o sistema económico de forma colaborativa e numa perspectiva de decrescimento. A partir da criação de diálogo e de métodos de ideação, os investigadores pretendem promover a interação direta entre cidadãos, projetos de sustentabilidade, académicos e decisores políticos, de forma a encontrar soluções sustentáveis e centradas nos problemas locais.

A edição de 2020 do programa de bolsas de doutoramento INPhINIT da Fundación "la Caixa" contou com mais de mil candidaturas e apenas 65 investigadores foram selecionados. O programa visa apoiar os melhores talentos científicos e impulsionar a investigação inovadora e de alta qualidade em Espanha e Portugal.

Na imprensa

Decrescimento sustentável: o grande desafio ecológico do futuro (Observador)