5.ª Edição da Global PBL organizada pela NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA

27-07-2021

De 27 de julho a 5 de agosto de 2021 realiza-se a 5.ª Edição do Global PBL (Global Project Based Learning) e está a ser organizada pelo Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial/ UNIDEMI. Devido à pandemia, as atividades do curso gPBL 2021 são realizadas online na sua totalidade.

O evento é realizado todos os anos, desde 2017, ao abrigo do acordo de colaboração existente entre a  NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA e o Shibaura Institute of Technology (SIT). O evento tem crescido, tendo cada vez mais participantes e entidades envolvidas.

A edição deste ano tem como entidades envolvidas:

• FCT NOVA, Portugal
  • Shibaura Institute of Technology (SIT), Tóquio, Japão
  • Keio University, Tokyo, Japão;
  • King Mongkut’s University of Technology, Thonburi (KMUTT), Bangkok, Tailândia
  • Suranaree University of Technology (SUT), Tailândia
  • Institut Teknologi Sepuluh Nopember (ITS), Indonésia
  • UCSI University, Kuala Lumpur, Malásia
  • Universiti Teknologi Malaysia (UTM), Malásia
  • Universidad de Navarra, Espanha

Os objetivos do programa visam:

• Desenvolvimento da capacidade de resolução sintética de problemas;
  • Introdução dos conceitos de “Systems thinking”, “Systems Method (Engineering Method)”, e “Systems Management (Project Management)”;
  • Experiência de trabalho em equipas internacionais e interdisciplinares.

Todas as atividades e toda a comunicação são desenvolvidas em inglês.

Há professores e monitores japoneses, tailandeses e portugueses.

Os estudantes trabalham em equipas. As equipas são mistas, constituídas por estudantes japoneses, tailandeses, indonésios, malaios, espanhóis e portugueses de diferentes anos e ramos de licenciaturas e de mestrados, além dos ex-alunos.

Cada equipa tem que construir um processo de resolução de problemas indicados pelos professores. As equipas começam pela recolha de requisitos e necessidades do meio ambiente, da sociedade, do mercado, etc. A seguir, têm que definir o problema. A última etapa é dedicada ao desenvolvimento de uma proposta de solução do problema.

Cada grupo prepara uma apresentação das propostas desenvolvidas por eles. No último dia há a apresentação das propostas de todos os grupos. Um júri escolhe um grupo vencedor com a melhor proposta.

A maior parte das atividades é desenvolvida em forma de jogos e atividades lúdicas.

Na parte teórica os estudantes têm oportunidade de aprender e aplicar algumas técnicas e ferramentas analíticas (Brainstorming, KJ method, Mind map, Kano model, Kando Quality, QFD, TRIZ, 5W1H, logical tree, Matrix method, A3 Material, etc.).

Contactos: Prof.ª Helena Navas – hvgn@fct.unl.pt