FCT NOVA integra a Aliança para a Igualdade nas TIC

20-12-2021

Aliança para a Igualdade nas TIC

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA é uma das parceiras fundadoras da Aliança para a Igualdade nas TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação), formalizada no dia 14 de dezembro numa sessão que decorreu no Museu da Eletricidade, presidida pela Ministra da Presidência.

A Aliança será coordenada pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), em articulação com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão - APPDI e as restantes entidades parceiras. O objetivo principal é promover a inclusão digital das mulheres e da respetiva participação nas engenharias e nas tecnologias, consolidando e estruturando formas de cooperação sistemáticas e de divulgação do trabalho realizado pelas entidades parceiras.

“A mais-valia desta aliança será o facto de se tornar o maior cluster para promoção da igualdade nas TIC e no digital em Portugal, em torno do programa Engenheiras Por Um Dia", explicou Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

A participação da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA neste programa e nesta nova aliança vem reforçar o esforço da Escola nas sensibilização para as TIC, junto dos mais novos, em particular das jovens estudantes dos ensinos básico e secundário.

A nova aliança já conta com 135 entidades parceiras envolvidas, 75 entidades diversas, especialmente empresas do setor tecnológico, 10 municípios, 45 escolas, básicas e secundárias, e 15 instituições do ensino superior.

A sessão contou com intervenções da Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, da Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Sandra Ribeiro e da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade. Ainda foi possível assistir a duas mesas redondas sob o tema “Igualdade no Digital”. Maria Helena Fino, professora e investigadora do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCT NOVA participou na primeira mesa sobre “Formar e Capacitar”. Na segunda mesa redonda foram debatidas as questões dedicadas à contratação e retenção de talento.

Assinatura “Aliança para a Igualdade nas TIC” (da esquerda para a direita): Rosa Monteiro (Sec. de Estado para a Cidadania e a Igualdade), Celma Padamo (Representante FCT NOVA), Margarida Mateus (Representante APDI), Sandra Ribeiro (Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género)

Mesa redonda "Igualdade no Digital | Formar e Capacitar" (da esquerda para a direita): Maria Helena Fino (FCT NOVA), Sofia Barata ( Vodafone Portugal), José Ferrari Careto (E-redes) e Luísa Ribeiro Lopes (.pt & INCoDe.2030)

Na imprensa

Portugal vai ter plataforma de promoção de igualdade nas Tecnologias da Informação e Comunicação (Expresso)