Projeto EMPORIA4KT vence categoria “Blue Skills and Ocean Literacy” nos Atlantic Awards 2022

12-12-2022

O projeto EMPORIA4KT- INTERREG Espaço Atlântico, da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, acaba de receber o prémio 2022 Atlantic Project Award na categoria “Blue Skills and Ocean Literacy”.

Os Atlantic Awards, promovidos pela Atlantic Strategy Committee, da União Europeia, são prémios que visam distinguir projetos que durante o ano se
tenham destacado através de colaborações e/ou conquistas relevantes para a implementação do Atlantic Action Plan 2.0, um plano que tem como principal objetivo apresentar à Comunidade Atlântica novos atores, projetos e formas inovadoras de colaborar para o desenvolvimento dos sectores da economia azul.

“O prémio reforça a validade da abordagem de transferência de conhecimentos do projeto para promover inovação no seio da economia azul a nível regional. Este apoio é particularmente encorajador, uma vez que o EMPORIA4KT entra no seu último semestre”, explica Sofia Dinis-Esteves, gestora do projeto. "Este prémio irá facilitar e contribuir para a capitalização dos resultados alcançados até agora pelo projeto e a atual aplicação destes instrumentos para transformar e revitalizar uma região afetada por uma catástrofe natural (Ilhas Canárias), o que em conjunto reforçará o potencial dos impactos esperados a médio e longo prazo de promover a inovação e as atividades de transferência de tecnologia no âmbito da economia azul", acrescenta.

Este foi o primeiro projeto Interreg Espaço Atlântico da União Europeia a ser coordenado pela FCT NOVA. António Grilo, Professor do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial e investigador no UNIDEMI, foi o coordenador, com a ativa colaboração do Departamento de Ciência e Engenharia do Ambiente /MARE, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas /CIUHCT e da IRIS

O consórcio, composto por 17 parceiros de cinco países europeus no Espaço Atlântico, teve como objetivo trabalhar para estabelecer vínculos entre a
academia, as empresas e o governo, com o propósito de promover a inovação e a competitividade na Economia Azul no Espaço Atlântico.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu durante a “9th Atlantic Stakeholders Platform Conference”, que teve lugar nos passados dia 1 e 2 de
dezembro em Cádiz, Espanha.