FCT NOVA anuncia a abertura de 75 vagas para os consórcios das Agendas Mobilizadores

31-01-2023

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA anuncia a abertura de mais 75 vagas entre bolseiros, investigadores e técnicos, ao abrigo dos 14 consórcios das Agendas Mobilizadores para a Inovação Empresarial financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em que a faculdade participa.

Os principais destinatários destes concursos são desde bolseiros recém-licenciados, de Mestrados além de investigadores com Doutoramento das seguintes áreas de investigação: Sustentabilidade,Bioeconomia, Carbono Zero, Transformação Digital, Inovação Tecnológica e Economia Circular.

As vagas agora anunciadas, irão decorrer durante 2023, dividem-se entre 37 candidaturas para bolseiros dos graus Licenciado e Mestre, mas também 38 vagas dirigidas a investigadores juniores e auxiliares e técnicos que irão suportar todo o processo de desenvolvimento destes 14 consórcios que receberão um financiamento total de cerca de 19 milhões de euros do PRR.

Entre os 14 consórcios aprovados encontram-se projetos distintos: desde um que se propõe a explorar os insetos como alternativa na alimentação e cosmética, passando por um projeto focado no desenvolvimento de produtos à base de celulose (para substituição de plásticos fósseis) ou, ainda, uma equipa de trabalho que pretende criar uma nova cadeira de valor na economia espacial e oferecer soluções para gerir o tráfego no espaço.

Reunir a academia e as empresas para se encontrarem as melhores soluções para a resiliência da nossa economia é cada vez mais fundamental. Para os 14 consórcios em que a FCT NOVA participa, ao abrigo das Agendas Mobilizadoras, será necessário encontrar os melhores talentos altamente qualificados e que tenham a capacidade de dar resposta aos objetivos estratégicos destes projetos”, afirma Eurico Cabrita, Subdiretor para Inovação e Investigação da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

As Agendas Mobilizadoras traduzem-se no maior programa de apoio empresarial integrado no PRR, com o objetivo de aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em Investigação e Desenvolvimento (I&D).

Na imprensa