15-11-2024
O projeto pedagógico “Can the Flipped-Classroom Methodology Make the Bioenergy Teaching & Learning Processes More Engaging?”, desenvolvido por Nuno Lapa, professor e investigador do Departamento de Química da NOVA FCT, Inês Matos e Márcia Ventura, ambas investigadoras no mesmo departamento, foi o vencedor da 3.ª edição do Prémio Inovação Pedagógica da NOVA.
"Foi uma honra ter recebido este reconhecimento da Reitoria da NOVA pois indica-nos que estamos no caminho certo na inovação das metodologias de ensino e aprendizagem. A NOVA FCT é, por excelência, uma escola de inovação científica e tecnológica, como é bom exemplo o passo gigantesco que deu, há alguns anos, com o inovador perfil pedagógico. A Escola tem agora de acelerar a inovação dos processos de ensino/aprendizagem dentro das unidades curriculares, uma vez que esta pode abrir portas a novos cursos e atrair mais estudantes à procura de competências, além de um grau académico", explica Nuno Lapa.
O projeto explorou o conceito de “sala de aula invertida”, desafiando os estudantes a explorar novas forma de abordar e preparar os temas para a aula seguinte. Aplicado durante 13 semanas, na unidade curricular de Bioenergia do Mestrado em Engenharia de Energias Renováveis, o sucesso foi confirmado tanto pela avaliação dos conhecimentos dos alunos como pelos próprios estudantes que demonstraram que estavam mais satisfeitos com esta metodologia.
Baseado num sistema misto (presencial e online), o projeto aproveitou diversas plataformas, sempre centradas no Moodle@FCT. Esta metodologia permitiu um maior envolvimento dos alunos com os temas, uma maior interação e melhor gestão do tempo dos estudantes.
Para Inês Matos,"este prémio representa um grande incentivo para continuar a encarar a docência como uma área onde também vale a pena investir tempo, criatividade e trabalho para atingir mais e melhores resultados".
Márcia Ventura também confirma que esta distinção representa um estímulo para continuar a aprender sobre como melhor comunicar e transmitir conhecimento. "Novas metodologias de ensino que promovam o desenvolvimento da autonomia, uma maior integração e sentido de pertença, alcançados por meio de uma maior interatividade em sala de aula, despertarão o interesse e o sentido de responsabilidade dos estudantes. Estas metodologias podem constituir assim, uma aposta para um Ensino forte, envolvente e competitivo no futuro", acrescenta.
O Prémio foi entregue na cerimónia de celebração do aniversário da Universidade NOVA de Lisboa, que decorreu no passado dia 12 de novembro, no Campus de Campolide.