21-07-2025
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT é uma das parceiras do projeto HUMAI – High Users Management with AI, uma iniciativa nacional que combina Inteligência Artificial e dados reais para enfrentar um dos maiores desafios do Serviço Nacional de Saúde: a sobreutilização das urgências por parte de utilizadores muito frequentes.
Desenvolvido em colaboração com a Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS) e coordenado pelo Value for Health CoLAB, o HUMAI pretende criar uma plataforma preditiva, inteligente e centrada no doente, com soluções personalizadas que promovam uma gestão mais eficiente dos cuidados de saúde.
A NOVA FCT, através da sua investigação em ciência de dados e inteligência artificial, contribui com conhecimento técnico e científico para a construção de algoritmos preditivos robustos, capazes de apoiar decisões clínicas e antecipar situações de risco.
“Este projeto demonstra que a Inteligência Artificial pode e deve estar ao serviço das organizações públicas, com soluções inovadoras baseadas em dados da nossa população”, sublinha Ana Londral, diretora executiva e científica do Value for Health CoLAB e professora auxiliar na NOVA FCT.
O HUMAI dá continuidade ao trabalho do GRHU – Grupo de Resolução de Utilizadores Muito Frequentes –, iniciado em 2016, e visa agora escalar o modelo para todo o país, contribuindo para um SNS mais eficiente, sustentável e centrado nas pessoas.
Este projeto é financiado no âmbito do programa da União Europeia – NextGenerationEU através do investimento RE-C05-i08 – “Ciência Mais Digital” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da Call Artificial Intelligence, Data Science and Cybersecurity of relevance to Public Administration, promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (referência 2024.07543.IACDC/2024).
Na imprensa
Nova plataforma recorre à IA para diminuir pressão sobre as urgências, Observador
Nova plataforma recorre à IA para diminuir pressão sobre as urgências, RTP
HUMAI financiado com fundos europeus quer resolver sobreutilização dos serviços de urgência, Jornal Económico
Projecto HUMAI vai usar inteligência artificial para optimizar os recursos do SNS, Business.IT
Projeto quer reduzir sobreutilização das urgências no SNS com ajuda de Inteligência Artificial, Sapo Tek
Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal aposta na Inteligência Artificial para reduzir sobreutilização nas urgências, O Setubalense
O que fazer com os doentes que vão muitas vezes às urgências?, 24 notícias
Nova plataforma para reduzir sobreutilização das urgências no SNS com ajuda de IA: NOVA FCT, Value for Health CoLAB e ULSAS apresentam HUMAI, Executive Digest
Conheça a nova plataforma que vai apoiar gestão de urgências no SNS, Forbes Portugal
ULS Almada-Seixal e NOVA FCT criam plataforma com IA para reduzir pressão nas urgências, O Almadense
Humai é o novo projecto nacional de IA que quer por em ordem as urgências dos hospitais, PC Guia
Nova plataforma vai mapear padrões de uso das urgências para melhorar resposta do SNS, Link to Leaders
Nova plataforma recorre à IA para diminuir pressão sobre as urgências, Correio da Manhã
Plataforma de IA visa aliviar pressão nas urgências de saúde, Noticiar
Nova plataforma recorre à IA para diminuir pressão sobre as urgências, Dn.notícias
Plataforma para reduzir sobreutilização das urgências, TecnoHospital
Nova plataforma recorre à IA para diminuir pressão sobre as urgências, Saúde +
Nova plataforma com inteligência artificial quer reduzir pressão nas urgências do SNS, NewsFarma
Nova plataforma recorre à IA para diminuir pressão sobre as urgências, Sapo
Nova plataforma com IA quer reduzir urgências frequentes no SNS, O Empreendedor
Nova plataforma recorre à IA para diminuir pressão sobre as urgências, Diário de Viseu
Nova plataforma recorre à IA para diminuir pressão sobre as urgências, dn.notícias
Nova plataforma recorre à IA para diminuir pressão sobre as urgências, Diário de Coimbra
Nova plataforma recorre à IA para diminuir pressão sobre as urgências, ON Centro