14-10-2025
A convite e com o apoio da Associação Portuguesa da Indústria dos Plásticos (APIP), através de Nuno Aguiar, Diretor Técnico da APIP e alumnus da NOVA FCT, os estudantes do 1.º ano do Mestrado em Engenharia do Ambiente da NOVA FCT participaram no Plastics Summit – Global Event (PSGE), que teve lugar na Feira Internacional de Lisboa (FIL), a 6 de outubro de 2025, sob o lema “Rumo a uma Nova Era de Sustentabilidade Responsável e Holística”.
Considerado o maior encontro internacional dedicado à sustentabilidade e à economia circular no setor dos plásticos, o evento reuniu 36 oradores e mais de 1000 participantes, incluindo líderes empresariais, investigadores, decisores políticos e representantes da sociedade civil.
A presença dos estudantes da NOVA FCT neste evento reforça o compromisso da Escola com a formação de engenheiros preparados para os desafios da transição sustentável, promovendo uma aprendizagem ativa e em contacto direto com os agentes que estão a moldar o futuro da indústria.
O programa do PSGE incluiu quatro painéis principais — indústria resiliente e gestão integrada; transição e padrões de consumo; melhorar a circularidade; e arquitetura regenerativa de ecossistemas —, promovendo o debate multissetorial e a partilha de conhecimento científico e tecnológico.
Durante o evento foram ainda apresentados os resultados das 14 áreas de atuação da Agenda Mobilizadora para Plásticos Sustentáveis, uma iniciativa da APIP, liderada pelo Logoplaste Innovation Lab, que visa unir empresas, instituições académicas e cidadãos em torno dos princípios da Economia Circular Europeia. Entre os objetivos estão o lançamento de 21 produtos inovadores, a realização de 36 publicações científicas e novas patentes, e a redução de 30% das emissões de gases com efeito de estufa associadas à produção de plásticos.
No âmbito do evento, foi ainda constituído um Expert Committee que conta com a participação de Paula Sobral, professora do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente e investigadora do MARE da NOVA FCT. Este grupo de especialistas terá como missão elaborar um novo Position Statement com recomendações para políticas públicas a nível local, nacional e internacional, a apresentar na COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, que decorrerá em novembro de 2025, no Brasil.