Notícias

Notícias

NOVA FCT na origem do Tec2Med, um movimento global de inovação em saúde

27-10-2025

Lisboa acolheu, entre 17 e 19 de outubro, mais uma edição do Tec2Med Summit, uma plataforma de ideação tecnológica pioneira na convergência entre Engenharia, Medicina e One Health. Criado por alunos da NOVA FCT, o projeto tornou-se um espaço de referência internacional, impulsionando colaborações entre engenheiros biomédicos, clínicos e cientistas de várias áreas, gerações e países.

Nascido na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, o Tec2Med Summit reflete o ADN inovador da instituição, promovendo a investigação aplicada e a transferência de conhecimento científico para a sociedade. Desde 2019, já envolveu mais de 1000 participantes e apoiou mais de 20 projetos de negócio, de investigação e de educação. Nesta 5.ª Edição Europeia, o evento marcou também a sua estreia mundial, com a primeira conferência internacional em São Paulo, impulsionada por parcerias com grandes atores do setor da Saúde.

Durante este encontro foi anunciada a criação do Centro Internacional de Inovação em Medicina e Engenharia Biomédica (Tec2Med CIIMEB), resultado de uma parceria com o Hospital de Amor de Barretos (Brasil) e a incubadora Harena Inovação, e conta com a colaboração da NOVA FCT, da ESSCVP - CROSS ID, da Algarve Evolution e outros parceiros académicos e empresariais. A nova unidade tecnológica, a localizar-se no Algarve, nasce com um propósito estruturante: revolucionar a engenharia biomédica em Portugal e reduzir assimetrias regionais na inovação tecnológica aplicada à saúde.

Fruto de uma cultura de empreendedorismo e espírito colaborativo, a Tec2Med — com raízes firmes na NOVA FCT — já promoveu projetos em IA Responsável, Sensores Biomédicos, Wearables e Digital Health. Entre as soluções desenvolvidas encontram-se aplicações de realidade virtual para cirurgia, software de gestão clínica e algoritmos de diagnóstico baseados em inteligência artificial.

"O Tec2Med é uma marca movida por propósito. Fomos criados para colaborar, para complementar, para unir. A nossa missão tem enfrentado inúmeros desafios ao longo do anos, mas a magnitude do nosso sucesso, com tão poucos recursos, só prova a excelência dos valores que seguimos e a importância da nossa missão. Temos de nos apoiar, sempre com olhos postos no todo do mundo. Continuamos convictos da importância do nosso contributo para a formação dos futuros inovadores em Saúde em todo o mundo e mais do que tudo, para a criação de ideias que salvem mais vidas. A engenharia biomédica precisa do Tec2Med e nós estamos cá para fazer dela o que ela merece, particularmente em Portugal", diz Miguel Barbosa, Mestre em Engenharia Biomédica pela NOVA FCT, cofundador e presidente da marca. 

Com o contributo continuado de estudantes, alumni e investigadores da NOVA FCT, a Tec2Med continua a afirmar-se como um movimento de ciência aplicada com impacto social, que traduz na prática os valores de colaboração, inovação e serviço público que definem a missão da Faculdade.