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Obras fotográficas inéditas de Helena Almeida em exposição pela primeira vez em Londres

15-10-2025

Fotografia: João Lima/NOVA FCT

A Frieze London, uma das feiras de arte contemporânea mais conceituadas da Europa, está a expor uma série de obras inéditas da artista portuguesa Helena Almeida, recentemente estudadas por uma equipa de investigadoras do Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT. A apresentação das obras decorre na Galeria Francisco Fino na secção Frieze Masters Spotlight, entre o dia 15 e 19 de outubro.

As obras fotográficas em exposição, desenvolvidas no pós-25 de Abril, entre 1974 e 1980, são exemplos da técnica mista característica da artista, que conjugava fotografia, desenho, fio de crina e tinta. A maioria destas obras estavam no atelier da artista e, acredita-se que algumas nunca foram expostas ao público. Em preparação da exposição na Frieze, uma equipa de investigadoras da NOVA FCT desenvolveu, pela primeira vez, um amplo estudo de caracterização material e conservação de um conjunto representativo de obras fotográficas da artista portuguesa, tendo definido novas abordagens para a conservação, restauro e exposição, etapas essenciais para a salvaguarda destas obras fotográficas complexas e desafiantes.
As investigadoras Élia Roldão, Joana Sobral, Ana Rosalino e Susana França de Sá caracterizaram o material e as técnicas utilizadas, efetuaram um levantamento das obras do mesmo período, e entrevistaram vários membros da rede da artista. Este estudo permitiu compreender melhor o processo criativo da artista e desenvolver um diagnóstico detalhado destas obras, apontando a luz, humidade relativa e montagens como os fatores mais problemáticos para a degradação das obras fotográficas. Outros desafios para a conservação decorrem da diversidade de materiais presente nas obras e de possíveis interações que podem originar alterações nas mesmas.

O diagnóstico permitiu identificar os tipos de papéis fotográficos, tintas e montagens mais utilizados por Helena Almeida, definir metodologias seguras de conservação e restauro, recuperar a leitura estética das obras e desenvolver um conjunto de boas práticas para a sua exposição — incluindo as preferências da artista quanto à forma de apresentação em galerias e museus. Os principais resultados foram publicados num artigo científico.

Este estudo resultou de uma estreita colaboração entre a academia, uma galeria, uma empresa de montagem e moldureira, e um museu, e permitiu realizar, pela primeira vez, o exame e a caracterização analítica dos materiais constituintes de cerca de vinte obras fotográficas com técnica mista de Helena Almeida. Os resultados obtidos foram essenciais para compreender as técnicas de produção da artista e a sua seleção intencional de materiais — desde papéis fotográficos a sistemas de montagem e molduras — em função das explorações estéticas que desenvolveu ao longo da década de 1970. Esta caracterização foi determinante para a definição de estratégias adequadas de conservação, restauro e exposição destas obras, contribuindo para rever e melhorar práticas existentes em instituições públicas e privadas. O estudo veio, ainda, colmatar uma lacuna significativa no conhecimento técnico e metodológico em torno da caracterização, conservação e apresentação deste tipo de obras, assumindo, por isso, um carácter verdadeiramente pioneiro. 

A exposição da Helena Almeida apresentada pela Galeria Francisco Fino está no espaço Booth S24, no The Regent’s Park, na secção da feira dedicada aos grandes mestres das artes plásticas. Mais informação sobre a exposição neste link.

Na imprensa

Inéditos de Helena Almeida a partir de hoje na feira de arte Frieze em Londres, RTP

Inéditos de Helena Almeida a partir desta quarta-feira na feira de arte Frieze em Londres, Observador