13-11-2025
Fotografia: João Lima/NOVA FCT
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) assinalou, no dia 12 de novembro, o seu 48.º aniversário com uma cerimónia no Grande Auditório do Campus da Caparica que reuniu estudantes, docentes, investigadores, funcionários, parceiros institucionais e amigos. O evento destacou o compromisso da instituição em formar talento, fomentar criatividade e gerar conhecimento na interface entre ciência, tecnologia e sociedade.
A manhã começou com a receção aos estudantes distinguidos, seguida de intervenções por parte da Direção, do Conselho Pedagógico e da Associação de Estudantes, onde foram salientados o percurso da Faculdade e os desafios futuros. Foram apresentados os “Projetos de Inovação Pedagógica NOVA FCT 2025/26”, sublinhando a aposta contínua na modernização do ensino e na adaptação às exigências académicas e profissionais.
Na sua intervenção, Carla Quintão, Subdiretora para o Conselho Pedagógico, reforçou o valor da comunidade. “O mérito individual só existe quando é colocado ao serviço do grupo. Esse é o valor maior que podem levar da NOVA FCT: ganhar sozinho nunca tem o mesmo sabor que ganhar acompanhado”, afirmou.
“A NOVA FCT é uma referência que se deve à sua comunidade”, destacou Diogo Santos, Presidente da Associação de Estudantes,
O reconhecimento do mérito estudantil esteve em destaque com a entrega de prémios, distinções académicas e bolsas de mérito, premiando o rendimento, empenho e espírito de iniciativa dos estudantes. No início da tarde, a sessão contou com intervenções do Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, da Direção da Faculdade e da Associação de Estudantes, revisitando os principais feitos do ano letivo 2024/25 e atribuindo o prémio “Melhor Caloiro 2025/26”.
Na ocasião, Paulo Pereira, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, afirmou que "a NOVA FCT combina dimensão com qualidade, com projetos inovadores que a colocam na linha da frente da investigação.”
Por sua vez, José Júlio Alferes, Diretor da NOVA FCT, sublinhou que “somos uma Escola que honra o passado e que se compromete com o futuro, o futuro da região onde estamos, o futuro do país que servimos e o futuro da humanidade que somos.”
A cerimónia foi marcada pela assinatura de um protocolo com a Ordem dos Engenheiros e pela entrega do prémio “Melhor Estudante de Engenharia 2023/24”, reforçando a ligação entre academia e profissão. Houve também lugar à homenagem de colaboradores com 30 anos de serviço, reconhecendo o contributo da comunidade para a história da Faculdade.
Francisco Godinho, estudante com a melhor nota de entrada de 2025/26, também subiou ao palco para partilhar o seu percurso. “Escolhi a NOVA FCT porque é um lugar onde a curiosidade é valorizada, onde a ciência é levada a sério, e onde as pessoas são tratadas com respeito e naturalidade”, disse.
A programação contou ainda com a participação especial de José Teixeira, Presidente do dstgroup, uma das maiores empresas de construção do país. O dia foi também marcado pelas atuações do grupo “Little Big Apple”, da banda “24 Robbers Swing Band” e das tunas académicas.
Com esta cerimónia, a NOVA FCT reafirma o seu papel como polo de excelência em ensino e investigação, renovando o compromisso com os seus estudantes, comunidade académica e sociedade. A Faculdade mantém a ambição de continuar a inspirar gerações de cientistas e engenheiros, por mais 48 anos a transformar ideias em futuro.
Fotogaleria (João Lima/NOVA FCT).
Na imprensa
Almada assinala 48.º aniversário da NOVA FCT com mensagem de Inês de Medeiros, Diário do Distrito