06-03-2026
Fotografia: João Lima/NOVA
A NOVA FCT, através da unidade CENIMAT | i3N, garantiu dois dos quatro projetos financiados no concurso europeu HORIZON-CL4-2025-03-MATERIALS-47, dedicado a materiais avançados para eletrónica flexível e extensível. Num universo de 70 candidaturas submetidas a nível europeu, a unidade de investigação assegurou 50% do financiamento disponível nesta call, num montante global próximo de 1 milhão de euros.
O projeto e-FLOWER, coordenado pelo Tyndall National Institute (Irlanda), integra um consórcio de 12 parceiros de nove países. A participação portuguesa é liderada por Elvira Fortunato, investigadora do CENIMAT | i3N. O objetivo é desenvolver a próxima geração de têxteis eletrónicos sustentáveis, combinando biomateriais e eletrónica integrada com processos de baixo impacto ambiental. A meta é atingir TRL 6, validando soluções para monitorização fisiológica no desporto, aplicações aquáticas e saúde em contexto espacial, com metas concretas de incorporação de biomateriais e redução do impacto ambiental.
“Este resultado demonstra a competitividade da investigação desenvolvida na NOVA FCT ao mais alto nível europeu. O e-FLOWER permitirá acelerar a transição para uma nova geração de têxteis inteligentes, mais sustentáveis e alinhados com os princípios da circularidade, posicionando Portugal na linha da frente da eletrónica flexível”, salienta Elvira Fortunato, investigadora e professora da NOVA FCT.
Já o projeto MORPHEUS, coordenado pelo Politecnico di Torino (Itália), reúne 13 parceiros de sete países. A equipa da NOVA FCT, liderada por Emanuel Carlos, terá um papel central no desenvolvimento de materiais sustentáveis e sistemas de armazenamento de energia. O consórcio irá criar uma plataforma ultrafina, flexível e modular para monitorização contínua de sinais vitais e fatores ambientais, como qualidade do ar e humidade, baseada em eletrónica impressa sustentável e substratos biodegradáveis.
Os dois projetos estão alinhados com os princípios de Safe and Sustainable by Design e com as metas do European Green Deal, reforçando o posicionamento do CENIMAT | i3N e da NOVA FCT entre as principais referências europeias na investigação em materiais avançados e eletrónica sustentável.
Na imprensa
Nova FCT garante dois projectos financiados pelo Horizonte Europa, Público
Nova FCT capta dois de quatro projetos europeus em eletrónica flexível, Sapo
NOVA FCT ganha projeto na área dos têxteis, Fashion network
NOVA participa em projeto europeu de têxteis eletrónicos de nova geração, Jornal T
NOVA FCT ganha projeto na área dos têxteis, Portugal Têxtil
Nova FCT fica com dois projectos europeus em electrónica flexível e extensível: e-Flower e Morpheus, PC Guia
Nova FCT capta dois de quatro projetos europeus em eletrónica flexível, PT Green