25-09-2026
Fotografia:João Lima/NOVA FCT
Desde inteligência artificial e cidadania digital a metodologias de ensino e bem-estar, os cursos podem ser realizados ao ritmo de cada participante e oferecem possibilidade de certificação.
Aprender a reconhecer a influência dos algoritmos no quotidiano, explorar a inteligência artificial na educação ou repensar a relação com a tecnologia: estes são alguns dos percursos disponíveis na Comunidade de Aprendizagem Aberta da NOVAFCT. Através da plataforma "Ciência e Tecnologia na Educação" (CTNE), a Faculdade disponibiliza dez formações online gratuitas, com duração de 7 ou 10 horas e possibilidade de obtenção de certificado mediante o cumprimento dos requisitos de cada curso.
As formações, todas em português, destinam-se a diferentes públicos, desde pessoas interessadas em desenvolver competências digitais a docentes e formadores que procuram renovar as suas práticas. O acesso é contínuo e cada participante pode aprender ao seu ritmo, com espaços de discussão e reflexão, para que a aprendizagem também se construa em comunidade.
As dez formações disponíveis são:
Como participar: basta visitar a página das formações, escolher um curso, criar uma conta gratuita caso ainda não possua, confirmar o endereço de email e inscrever-se na formação pretendida. É possível explorar a apresentação e as informações iniciais de alguns cursos antes da inscrição.
Com esta iniciativa, a NOVA FCT convida a comunidade nacional e internacional a conhecer a universidade através da aprendizagem. Esta é uma porta de entrada para novas competências, novas conversas e, para quem o desejar, novos percursos de estudo.
Informações e inscrições: https://ctne.fct.unl.pt/
Apoio técnico: gab.ip.helpdesk@fct.unl.pt