Faculdade

Pessoal

Missões de Ensino 2014-2015

Esta actividade permite ao pessoal docente da UNL ensinar numa Instituição de Ensino Superior parceira no estrangeiro. A mobilidade de pessoal para fins de ensino pode ocorrer nas áreas de estudo/disciplina académica contempladas nos acordos.

 

Participantes elegíveis:

Pessoal docente das Unidades Orgânicas da UNL.

Docentes elegíveis da FCT para  2014/15

 

Destino de mobilidade

O docente deve realizar a sua actividade de mobilidade numa Instituição de Ensino Superior, com a qual a FCT tenha um Acordo Interinstitucional válido.

 

Duração da actividade

De 2 dias a 2 meses, excluindo o tempo de deslocação. A actividade de ensino deve englobar, no mínimo, 8 horas de ensino por semana. A mobilidade de docentes poderá ser realizada até dia 30/09/2015. No entanto, por motivos de organização interna, convirá que, sempre que possível, a mobilidade seja concretizada até 31/07/2015.

 

Subvenção de apoio à mobilidade de pessoal

O pessoal beneficiário receberá uma subvenção comunitária a título de contributo para as suas despesas de deslocação e subsistência durante o período passado no estrangeiro, nomeadamente:

  • Deslocação - com base na distância do percurso por participante. A distância do percurso deve ser calculada com recurso à calculadora de distâncias apoiada pela Comissão Europeia.
  • Apoio individual - Com base na duração da permanência por participante (nº dias de trabalho + 2 dias de viagem).

É permitido haver «docentes Erasmus sem subvenção», ou seja, os docentes sem subvenção da UE são participantes móveis que não recebem qualquer subvenção da UE para fins de deslocação e subsistência, mas cumprem todos os outros critérios de mobilidade de pessoal docente e beneficiam de todas as vantagens de um membro do pessoal integrado no Erasmus+. O número de indivíduos nessas condições conta, nas estatísticas, para o indicador de desempenho utilizado para afetar o orçamento da UE entre os países.

Tabela dos valores diários de subsistência para 2014/15

 

Critérios de selecção

Será dada prioridade ao docente que se candidate pela primeira vez, bem como às mobilidades de curta duração (até 5 dias de leccionação).

 

Prazo de candidatura

A candidatura deverá ser formalizada através do envio da ficha de candidatura devidamente preenchida e assinada, até dia 21 de Novembro de 2014, até às 14 horas,  para o email div.a.ae.mobilidade@fct.unl.pt