Doutoramento em Informática

Ensino

Doutoramento em Informática

Entrou em funcionamento no ano letivo de 2008/2009. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 240 (4 anos).

Objetivos

Este programa de Doutoramento, proposto no âmbito do processo de Bolonha, pretende fornecer uma formação especializada com elevado padrão de qualidade nas áreas fundamentais e aplicadas da Informática (Computer Science) e Engenharia Informática, na base dos seguintes princípios orientadores:

  • Especialização assente num conhecimento lato da Informática;

  • Aprendizagem num ambiente de investigação, através da integração num dos dois centros de investigação do Departamente de Informática (CITI, CENTRIA);

  • Fomento da abertura e internacionalização da investigação;

  • Aplicação de procedimentos de controlo de qualidade rigorosos.

O objectivo final deste programa será formar investigadores, docentes universitários, e líderes em processos de inovação nas áreas fundamentais e aplicadas da Informática (Computer Science) e Engenharia Informática.

Duração

A duração típica do programa é de 4 anos a tempo inteiro (240 ECTS), correspondendo 1 ano à componente curricular (Curso de Doutoramento)  e os 3 anos subsequentes à componente de investigação.

Plano curricular

Saídas profissionais

As empresas de tecnologias da informação representam uma importante e dinâmica área da economia, na qual a inovação e desenvolvimento de novas soluções se apresentam como aspectos fundamentais para a afirmação das empresas. Assim, é comum as empresas de alta tecnologia possuírem unidades de investigação ou de investigação e desenvolvimento que contratam elementos doutorados em Informática.

Os doutores em Informática terão adicionalmente oportunidades profissionais em centros de investigação ou investigação e desenvolvimento associados a instituições públicas e privadas, quer na área da Informática quer em áreas que fazem uma utilização especializada das tecnologias da informação, e nas instituições de ensino superior.

Informação Adicional (English)

Regulamento do Doutoramento

Departamento de Informática

Horário de funcionamento:

Diurno

Propinas:

Estudantes nacionais: 2.750€

Estudantes internacionais: 2.750€

Prazo de candidatura:

1ª Fase: 7 de abril a 23 de junho
2ª Fase: 26 de agosto a 10 de setembro
3ª Fase: a divulgar oportunamente

Candidaturas

Condições de acesso para o ano letivo de 2017/2018

Vagas para 2017/2018 :

15

Regras de acesso:

O candidato deve satisfazer uma das seguintes condições:

  1. Possuir o grau de mestre, ou equivalente legal, obtido em instituição nacional ou estrangeira, na área de Informática ou reconhecida como apropriada pela Comissão Científica do Programa. O candidato deverá possuir uma classificação final mínima de catorze valores nestes ciclos de estudos (ou C na escala de ECTS);
  2. Possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo conselho científico;
  3. Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico, sob proposta da Comissão Científica do Programa, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Documentação do processo de candidatura (on line):

  1. Certificado de habilitações discriminando as classificações obtidas;
  2. Curriculum vitae;
  3. Certidão de Proficiência em Inglês (IELTS ou TOEFL) – pode ser substituído por declaração a indicar que obterá este certificado no 1º ano de frequência do programa;
  4. Declaração de Intenções (Letter of Intent) em que o candidato explica as razões pelas quais está interessado em realizar o Programa de doutoramento;

Critérios de seriação:

A selecção dos candidatos é da responsabilidade da Comissão Científica do doutoramento através da apreciação da documentação apresentada, podendo convocar para uma entrevista os candidatos potencialmente elegíveis.

Coordenador do curso:

Professor Nuno Manuel Correia (Coordenador): pdi.coordenador@fct.unl.pt 

Professora Ana Maria Moreira: amm@fct.unl.pt

Professor João Lourenço: joao.lourenco@fct.unl.pt

João Alexandre Carvalho Pinheiro Leite: jleite@fct.unl.pt

pdi.coordenador@fct.unl.pt

Registo e Acreditação

DGES

Registo n.º R/A-Ef 3080/2011 em 18/03/2011

A3ES

Acreditação em 25/06/2014, por 6 anos

Sobre o Departamento de Informática

O Departamento de Informática é uma instituição pioneira e de referência no ensino superior e na investigação científica em Informática em Portugal, tendo já formado milhares de engenheiros informáticos. Atualmente é responsável pela formação de mais de 800 alunos inscritos em vários cursos e em diversos níveis de formação.

Muitos dos nossos docentes estão associados ao desenvolvimento da Informática no País, por exemplo, na primeira ligação nacional à Internet, na formação dos primeiros doutorados, e na afirmação de Portugal na investigação e inovação em Informática.

Saber mais