Notícias FCT/UNL

Notícias

O projecto de Ricardo Franco, Professor no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia, foi submetido ao Programa Gilead GÈNESE e aprovado para financiamento.

15-12-2014

O aluno David Henriques, do Mestrado Integrado em Engenharia Civil da FCT/UNL, recebeu uma Menção Honrosa no âmbito do “Prémio Jovens Mestres” pela sua Dissertação de Mestrado, intitulada “Um elemento finito fisicamente não-linear para vigas mistas aço-betão”, orientada pelo Professor  Rodrigo Gonçalves.

10-12-2014

Carlos Agra Coelho, Professor Associado com Agregação do Departamento de Matemática e membro integrado do Centro de Matemática e Aplicações da FCT-UNL foi nomeado ‘Elected Member’ do International Statistical Institute.

05-12-2014

Os Professores Carlos Lodeiro e José Luís Capelo do Departamento de Química da FCT-UNL e CEOS da Associação Científica PROTEOMASS acabam de coordenar a edição de um número tópico especial do “Journal of Nanoparticle Research” publicado pela Editorial Springer.

01-12-2014

Equipa de docentes do Departamento de Matemática da FCT-UNL integra o projeto europeu COMENIUS "MiMa - Mathematics in the Making", juntamente com 4 parceiros europeus.

01-12-2014

André Freitas, faz parte da start-up “Near Us” , que desenvolveu uma aplicação que recria o conceito de IRC, só que para “smartphone”, e com base na localização dos utizadores, inspirando-se, para este efeito, nos walkie-talkies.

27-11-2014

No âmbito da Sessão Comemorativa do Dia Nacional do Engenheiro, realizada no passado dia 22 de Novembro, a Ordem dos Engenheiros outorgou a sua mais alta distinção - a Medalha de Ouro da Ordem dos Engenheiros - ao Professor Doutor Armando Lencastre.

24-11-2014

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI, Mestre), no Laboratório Associado I3N Ref.ª LA0025 Pólo CENIMAT da FCT-UNL, financiado pela FCT/MEC através de fundos nacionais e quando aplicável co-financiado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020.

16-12-2014

Anuncia-se uma edição especial do jornal Frontiers in Materials (Nature Publishing Group) na secção Colloids and Interfaces, intitulada:
Interfacing Nanostructures Through Their Interface

12-12-2014

No âmbito das actividades de promoção da Ciência e Tecnologia levadas a cabo pela FCT/UNL, teve lugar uma audiência com o Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação Dr. Carlos Moedas, o Senhor Director da FCT/UNL, Prof. Doutor Fernando Santana e o Presidente do DCM-FCT/UNL, Prof. Doutor Rodrigo Martins.

11-12-2014

10-12-2014
Cecília Roque, investigadora principal do grupo de Engenharia Biomolecular da UC

Cecília Roque, investigadora principal do grupo de Engenharia Biomolecular da UCIBIO@REQUIMTE, uma unidade de investigação do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, acabou de receber uma Starting Grant do Conselho Europeu de Investigação (ERC).

02-12-2014

A FCT/UNL distinguiu com Menções Honrosas os docentes da Faculdade que mais se destacaram nas áreas de Docência, Investigação e Extensão no triénio 2010-2012.

18-11-2014

O Prof. Luis Gomes, docente do DEE, foi agraciado com o título de “Honorary Professor” da Óbuda University.

16-10-2014

A colaboração entre o grupo Bioscope, co-liderado pelos Professores Carlos Lodeiro e José-Luís Capelo, com o Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) em Catálise e Síntese Química da Universidade de São Paulo (USP), tem sido muito produtiva no que respeita a novas aplicações da ciência na medicina.

16-10-2014

A Crystal Sense, criada por quatro investigadores do Departamento de Química da FCT/UNL, está a desenvolver um produto promissor que irá reduzir a taxa e os efeitos das infeções no pós-operatório.

12-09-2014

Aviso de Abertura de Concurso

Programa Doutoral em Materiais e Processamento Avançados (AdvaMTech)

2ª Edição - 2014/2015

31-07-2014

No passado dia 8 de Abril, Viviana Correia, do Grupo de Cristalografia de Proteínas & GlicoLab da FCT-NOVA, recebeu o Prémio para a Melhor Comunicação em Painel com o título“Implementation of the Microarray Technology for studying molecular interactions of the bacterial Cellulosome”, no III encontro ENURS & ESRF Day, que decorreu no Instituto Politécnico de Leiria

12-05-2014

O projecto "DeCellMab: Anticorpos trifuncionais e tecnologias baseadas em células dendríticas: uma abordagem combinada à imunoterapia para o cancro” venceu a edição 2013 do Prémio Inovação Bluepharma / Universidade de Coimbra.

08-05-2014

Os Departamentos de Química e de Ciências dos Materiais da FCT celebram o Ano Internacional da Cristalografia com uma série de Conferências que incluem 3 laureados Nobel

07-04-2014