Mais de duas centenas de voluntários na divulgação da NOVA FCT na FUTURÁLIA 2024

26-03-2024

A NOVA FCT esteve presente na 15.ª edição da Futurália, a maior feira de educação, formação e empregabilidade do país, que se realizou entre 20 e 23 de março, na FIL - Feira Internacional de Lisboa. Pelo stand da NOVA FCT passaram estudantes, pais e professores que tiveram oportunidade de conhecer melhor a Faculdade e de esclarecer as suas dúvidas.

Alguns alunos, como Maria Santos, a frequentar o 12.º ano no Colégio Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes, têm as suas preferências bem identificadas. “Quero ingressar em Biologia Celular e Molecular, é a minha primeira opção de candidatura e, em segundo lugar, Bioquímica”. Procurou saber mais destes sobre estes cursos na nossa Escola porque “as referências de amigos e de uma professora, que também tirou o curso na NOVA FCT, são as melhores”.

Rodrigo Pires, aluno do 12.º ano na Escola Augusto Cabrita, no Barreiro, tem algumas dúvidas sobre qual a licenciatura que lhe permite seguir uma carreira na indústria aeroespacial. “A NOVA é muito boa e as referências que tenho são as melhores. Tenho dúvidas entre a Física e a Engenharia Mecânica e preciso perceber qual a melhor opção para depois fazer o Mestrado em Aeroespacial”, esclarece o estudante.

De Coimbra, as alunas Catarina Ribeiro e Teresinha Jorge, encontram-se a frequentar o 11.º ano e trouxeram inúmeras dúvidas sobre a Licenciatura em Engenharia Mecânica: em que consiste exatamente o curso, o impacto da IA, médias de entrada e que saídas profissionais podem esperar. Apesar de ainda lhes faltar mais um ano no ensino secundário, dizem querer “estar preparadas para escolher a escola que melhor corresponde ao que pensamos vir a fazer a nível profissional”. Adiantam que estão preparadas para estudar noutra cidade e a NOVA FCT é uma forte possibilidade. “Familiares nossos estudam na NOVA FCT e dizem que o ambiente é muito bom. Há uma abertura para o que é novo”, reforça a jovem Catarina Ribeiro.

A procura pelos Mestrados da NOVA FCT também se fez sentir. Hugo Ferreira, 43 anos, foi um dos exemplos. Este engenheiro informático dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, pretende fazer uma especialização na área das redes. “Tenho uma licenciatura de cinco anos, mas preciso fazer uma atualização e a NOVA FCT é uma das minhas opções”, acrescenta.

Paula Cecília, alumna da Escola, onde fez a Licenciatura e o Mestrado na área da matemática, tem o filho Rodrigo a frequentar o 12.º ano . Rodrigo ainda não sabe bem qual o curso em que se vai inscrever, mas, “se ele escolher continuar os seus estudos na NOVA FCT, sei que vai ficar muito bem entregue!”, afirma esta professora que recordou com carinho os seus professores e colegas de curso.

Durante quatro dias de intensa dinamização e muitos esclarecimentos sobre as licenciaturas e candidaturas ao Ensino Superior, a Faculdade esteve muito bem representada com cerca de 200 pessoas envolvidas, entre estudantes voluntários, professores, investigadores e outros profissionais.

A NOVA FCT agradece a dedicação e espírito de colaboração de todos quantos contribuíram para que, durante estes quatro dias de presença ativa, fossem esclarecidas as dúvidas dos candidatos ao Ensino Superior, e promovido o ensino de excelência da Faculdade.

A todos quantos nos visitaram na FUTURÁLIA, reiteramos o convite para que, no próximo dia 10 de Abril, venham participar no nosso dia aberto, a EXPO FCT, e cujas inscrições podem ser feitas aqui. Esperamos por vós!