Afonso Bandeira na NOVA Distinguished Lecture in Mathematics

19-03-2024

A próxima edição do NOVA Distinguished Lecture Series in Mathematics vai receber Afonso Bandeira, Professor na ETH Zurich. Em 2022, Afonso Bandeira recebeu o prémio António Aniceto Monteiro, que distingue a melhor investigação em matemática e, dois anos antes, foi o vencedor do Smale Prize (2020), um prémio dado trienalmente pelas fundações de matemática computacional.

O matemático irá apresentar a palestra "Detecting communities in networks, spontaneous synchronization, and pendulum clocks", no próximo dia 3 de abril de 2024, 14h30, Auditório 1B - Ed. VII.

Os interesses de investigação de Afonso Bandeira incluem Estatística Matemática, Ciência da Computação Teórica, Combinatória e Otimização. Doutorou-se em 2015 pela Universidade de Princeton e é atualmente Professor no Departamento de Matemática da ETH Zurich. É também membro do Max Planck ETH Center for Learning Systems, da ETH foundations of Data Science e do ETH AI center e Diretor do Institute For Operations Research (IFOR).

A NOVA Distinguished Lecture Series in Mathematics é uma iniciativa conjunta do NOVA Math e do Departamento de Matemática da NOVA FCT, que reúne investigadores de renome e a comunidade da NOVA, com o objetivo de alargar a formação matemática dos alunos, apresentar novos desafios e despertar a sua curiosidade científica relativamente à investigação em Matemática.