Mais de 130 empresas vieram conhecer os nossos estudantes

20-03-2024

Com foco na empregabilidade dos nossos estudantes, a NOVA FCT organizou, em março, dois momentos que criaram espaço para contactar com o mundo empresarial: Workshop de Estratégia e Design de Carreira e o Talent Bootcamp.

Os dois eventos, dinamizados em parceria com a Magma Studio, proporcionaram aos estudantes a oportunidade de refletir sobre as suas competências e ativos, conhecer diferentes opções de carreira e estabelecer relações com profissionais e empresas.

O Workshop de Estratégia e Design de Carreira contou com a presença de mais de 60 alunos. Neste dia, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar as melhores ferramentas para se posicionarem no mercado de trabalho de uma forma competitiva.

"O Workshop de Estratégia e Design de Carreira, onde se trataram temas relacionadas com empregabilidade, conseguiu ser focado e abrangente ao mesmo tempo. Os alunos da NOVA FCT, de todos os anos e cursos, tiveram a oportunidade de reflectir sobre objetivos de carreia, valores, os seus pontos fortes, possíveis ameaças e o que são oportunidades. Para cada um, este exercício de reflexão e auto-conhecimento permite fazer escolhas sustentáveis e conscientes, com maiores hipótese de sucesso e realização. Ficou claro que um bom planeamento de carreira não se improvisa mas constrói-se. Quanto mais cedo, melhor. Foi um gosto ver tantos alunos tão interessados e expectantes. É um privilégio poder proporcionar estes momentos e contribuir para uma transição para o mercado de trabalho segura e fundamentada", afirma Teresa Santos Silva, Subdiretora para a Inovação Pedagógica da NOVA FCT.

Já o Talent Bootcamp, reuniu, durante dois dias, 269 estudantes e 211 representantes de 132 empresas de relevo nacional e internacional. Do número total de estudantes envolvidos, 55% eram finalistas ou recém graduados.

“Foi incrível poder fazer networking com tantas empresas em tão pouco tempo e poder sair da minha zona de conforto para me dar a conhecer aos profissionais das diferentes áreas presentes. As formações sobre as entrevistas de emprego e sobre o CV foram super úteis”, comentou Bernardo Seabra, um dos 269 estudantes da NOVA FCT que estiveram presentes no evento.

“É uma experiência de facto diferenciadora, onde conseguimos impactar positivamente a vida de muitos jovens. É muito gratificante mesmo”, afirma Inês Godinho, representante da Cofidis, que esteve neste evento da NOVA FCT.

Estes dois momentos refletem a estratégia da Escola, que, desde 2012, aposta em formação em competências complementares para preparar os estudantes da NOVA FCT para o processo de integração no mercado de trabalho.

Momento de networking entre estudantes e empresas no Talent Bootcamp

Teresa Santos Silva, Subdiretora para a Inovação Pedagógica da NOVA FCT, acolhe os alunos no primeiro Workshop de Estratégia e  Design de Carreira