Notícias

Notícias

Pedro Barquinha, Docente e Investigador da FCT NOVA, recebe ERC Starting Grant

16-09-2016

Pedro Barquinha, Docente e Investigador da FCT NOVA, recebe ERC Starting Grant

Pedro Barquinha, formado em Engenharia de Materiais pela FCT NOVA e atualmente Professor Auxiliar do Departamento de Ciência dos Materiais da FCT NOVA e investigador do CENIMAT/I3N, recebeu uma Starting Grant do European Research Council (ERC) para o projeto “TREND - Transparent and flexible electronics with embedded energy harvesting based on oxide nanowire devices”.

Este projeto pretende criar superfícies flexíveis e transparentes verdadeiramente inteligentes, com capacidade de processamento de informação e auto-alimentadas. Tal será feito usando nanocircuitos baseados em nanofios de óxidos multicompostos, partindo de materiais sustentáveis e recicláveis, com processamento a baixa temperatura e compatível com produção em larga escala.

O TREND abrange variadas áreas da ciência e da engenharia, desde os materiais, passando pela química, física até à electrónica, e o seu desenvolvimento potenciará fascinantes produtos em áreas como a electrónica de consumo ou mesmo wearables para aplicações médicas.

As Starting Grants do European Research Council destinam-se a encorajar os mais promissores jovens investigadores a nível europeu na construção da sua carreira e independência científica. O financiamento é de 1.5 milhões de euros, durante 5 anos.

Esta é a sexta bolsa ERC atribuída a um docente da FCT NOVA. O Professor Pedro Barquinha junta-se assim à Professora Elvira Fortunato, do Departamento de Ciência dos Materiais e do CENIMAT/I3N (ERC Advanced Grant em 2008), ao Professor Rodrigo Rodrigues, do Departamento de Informática (ERC Starting Grant em 2012), à Professora Cecília Roque, do Departamento de Química e da UCIBIO@REQUIMTE (ERC Starting Grant em 2014), à Professora Isabel Ferreira, do Departamento de Ciência dos Materiais e do CENIMAT/I3N (ERC Consolidator Grant em 2015) e ao Professor Luís Pereira, também do Departamento de Ciência dos Materiais e do CENIMAT/I3N (ERC Starting Grant em 2015).

 

Mais informações:

 

Reportagem Antena1