Notícias

Notícias

Start-up fundada por Professores da FCT NOVA é uma das vencedoras para representar Portugal na Web Summit

30-09-2016

Start-up fundada por Professores da FCT NOVA é uma das vencedoras para represent

A Nano4Global, fundada em 2015 por Alexandra Fernandes e Pedro Viana Baptista, investigadores no UCIBIO, FCT NOVA, foi uma das 66 start-ups nacionais seleccionadas para representar Portugal na Web Summit. O concurso Road2WebSummit recebeu 237 candidaturas das quais 170 foram apuradas para apresentar os seus projectos a vários painéis de júris. Filipe Assoreira, co-fundador e diretor executivo da Nano4, apresentou a plataforma NANO4, a próxima geração de nanodiagnóstico molecular com aplicação na área de ciências da vida.

A Web Summit, um grande evento mundial na área do empreendedorismo e da tecnologia, decorreu no dia 21 de Setembro Hub Criativo do Beato, em Lisboa. Esta Iniciativa promove e apoia projectos que se destacam em Portugal pelo seu potencial inovador, facilitando a aproximação a um ambiente de empreendedorismo.

 

 

A Nano4 foi criada em 2015 por Alexandra Fernandes, Filipe Assoreira e Pedro V. Baptista alicerçada na investigação realizada na FCT-NOVA ao longo dos últimos 12 anos. A maturação e desenvolvimento da plataforma de nanodiagnóstico recebeu um grande impulso no último ano através das várias parcerias internacionais estabelecidas por Pedro Viana Baptista. “Havia uma necessidade de um sistema simples que pudesse auxiliar o screening rápido de patologias com um nível de selectividade molecular”, explica Pedro Viana Baptista. A convergência da equipa foi fundamental - “o knowhow de start-up de diagnóstico molecular de Alexandra Fernandes, aliou-se a experiência empresarial na área da Biofarma de Filipe Assoreira, fazendo com que a investigação saísse do laboratório para aplicação no mundo real”, diz Pedro Viana Baptista.

Mais informações em:

Media