15-07-2011
O projecto DPL-Screen: Diagnóstico precoce e indolor da diabetes, desenvolvido pela equipa multidisciplinar de professores Valentina Vassilenko (DF-FCT-UNL), Pedro Rodrigues (FCM-UNL) e os investigadores Ana Bragança e João Pais contou também com o apoio das executivas Filipa Bernardo (Eurotrials) e Rita Gonçalves na apresentação deste projecto em 5 de Julho no Porto e 7 de Julho em Lisboa nas secções do programa COHiTEC (www.actbycotec.com).
A diabetes é uma das principais causas de doença e morte prematura, afectando actualmente mais de 220 milhões de pessoas no mundo. O projecto DPL-Screen foi pensado e desenvolvido como um dispositivo inovador para o diagnóstico precoce e não invasivo da diabetes, o que irá promover um decréscimo acentuado das muitas consequências que advêm da diabetes, pois permitirá actuar ainda antes das primeiras manifestações da doença.
Ao contrário das soluções existentes no mercado, que analisam apenas um biomarcador, a glucose no sangue, DPL-Screen mede, quantifica e analisa simultaneamente um conjunto de biomarcadores específicos presentes no ar exalado, e outros marcadores dos vasos sanguíneos, proporcionando assim um conhecimento profundo do perfil metabólico e fisiológico do indivíduo. Para além disso, este é um dispositivo portátil, de fácil utilização e não requer pessoal especializado, o que reduz bastante o custo de utilização deste dispositivo/ novo método. O teste é também indolor, e providencia resultados imediatos e a baixo custo numa população assintomática, incluindo crianças.