01-03-2007
"Conservação e Restauro em Portugal: na encruzilhada de Bolonha, desafios e oportunidades" é o tema de uma jornada de reflexão que vai decorrer no Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia (Monte de Caparica) no dia 2 de Março.
Esta é a primeira vez que a Conservação e Restauro do Património é discutida numa conferência organizada pelas três instituições portuguesas responsáveis por licenciaturas, mestrados e doutoramentos nesta área: o Instituto Politécnico de Tomar, a Universidade Católica e a Universidade Nova de Lisboa. Em debate vão estar o estado da arte da formação e investigação universitária em conservação e restauro, em Portugal.
Além do tema principal, na encruzilhada de Bolonha, na conferência estarão também em destaque a conservação da arte contemporânea, da arte sacra e do vidro. A conferência é organizada por uma equipa coordenada por Ana Calvo (UCP-EA), João Coroado (IPT) e Maria João Melo (FCT-UNL), e contará com apresentações de oradores das três instituições.
Um dos motivos para a realização desta conferência é a existência de um valioso património histórico, artístico e cultural que urge melhor usufruir, conservar e valorizar. No debate que encerra a Jornada, as três instituições pretendem confrontar formações, concertar estratégias e criar sinergias.
Site da confefência: http://www.dcr.fct.unl.pt
Contacto: Maria João Melo, tel. 21 294 83 22, TM 96 717 46 58, mjm@dq.fct.unl.pt