Anúncio para Bolsa de Investigação

27-08-2007

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projecto de Investigação co-financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo FEDER através do programa POCI 2010, referência POCTI/CTM/61293/2004 “Estabilidade do escoamento e propriedades viscoelásticas dos polímeros líquidos cristalinos“, nas seguintes condições:

1) Duração e regime de actividade: 10 meses, com início previsto em 3 de Setembro de 2007, em regime de exclusividade, conforme Regulamento de Formação Avançada de Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e Tecnologia

2) Objecto de actividade: estudo experimental e por simulação numérica do cisalhamento de cristais líquidos. O bolseiro dedicar-se-á, numa primeira fase, a observações ópticas do cisalhamento de misturas de um cristal líquido de baixo peso molecular com um polímero, em amostras nos limites das baixas e das altas concentrações de polímero, sem e com campo magnético aplicado. Numa segunda fase dedicar-se-á à simulação numérica dos resultados experimentais recorrendo a modelos teóricos desenvolvidos por membros da equipa do projecto.

3) Orientação científica e local de trabalho: o trabalho será realizado, essencialmente, no CENIMAT (Centro de Investigação dos Materiais), Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação do Prof. Doutor João Paulo Casquilho.

4) Os candidatos a bolseiro devem possuir, ou estar em vias de concluir, uma Licenciatura (pré Bolonha) ou Mestrado Integrado ou 2º ciclo em Eng. Física, Eng. Física Tecnológica, Eng. dos Materiais ou Física (ramo científico), com uma média final não inferior a 14 valores. Dá-se preferência a candidatos com conhecimentos em cristais líquidos.

5) Remuneração: de acordo com as tabelas de valores das Bolsas de Investigação atribuídas pela FCT no país.

6) Documentos de candidatura: podem ser enviados pessoalmente, por email ou pelo correio para os endereços indicados no final deste anúncio.

7) Data de início do concurso 20 de Agosto, fim 31 de Agosto de 2007, podendo ainda ser enviadas candidaturas pessoalmente ou por email até ao dia 3 de Setembro.

Os candidatos deverão enviar carta de motivação (máximo 1 página) e Curriculum Vitae conciso (máx. 3 pg.) para Secretaria da Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa – Campus do Monte da Caparica, Edifício de Excelência do Ambiente, 2829-516 Caparica. email: fundacao@fct.unl.pt , cc jpcq@fct.unl.pt

A selecção dos candidatos será feita em duas fases: análise curricular e entrevista aos candidatos seleccionados com base no CV.

Para mais informações contactar o Investigador Responsável do Projecto, com a referência POCTI/CTM/61293/2004 :

Prof. Doutor João Paulo Casquilho, Departamento de Física e CENIMAT, FCT/UNL, email jpcq@fct.unl.pt