Bolsa de Investigação: Projecto AutoDynAgents

07-08-2007

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciados ou Bacharéis no âmbito do Projecto PTDC/EME-GIN/66848/2006 designado por AutoDynAgents - Agentes Autónomos com Capacidade de Auto-gestão para Apoio ao Escalonamento Dinâmico em Sistemas Cooperativos de Fabrico, cofinanciado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo FEDER através do Programa POCI 2010, nas seguintes condições:

1. Duração e Regime de Actividade: Duração de 12 meses, com início previsto para 1 de Outubro de 2007, em regime de exclusividade, conforme regulamento de bolsas da FCT e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. A actividade será desenvolvida no CENTRIA (Centro de IA da FCT/UNL), Monte da Caparica, Lisboa.

A Bolsa poderá, eventualmente, ser prorrogada por um período adicional de 12 meses.

2. Objecto de Actividade e Orientação Científica:

Tradicionalmente, a resolução de problemas de escalonamento requer a intervenção de utilizadores bem qualificados. Esta é uma tarefa difícil mas reflecte um domínio com importantes desafios dado que os sistemas actuais estão a tornar-se cada vez mais complexos, distribuídos, interligados e sujeitos a rápidas mudanças.

Considerando que a Computação Autónoma (Autonomic Computing) é uma visão/desafio para o futuro, no qual os sistemas serão capazes de se auto-gerirem de acordo com objectivos de alto nível definidos pelo utilizador, pretende-se com o projecto a definição de um Sistema de Escalonamento com capacidades de aprendizagem e autogestão para a resolução de problemas de escalonamento complexos e dinâmicos, com recurso a negociação cooperativa.

O bolseiro a seleccionar deverá ter bons conhecimentos na área da programação, de desenvolvimento de Sistemas Multi- Agente e vocação para a área da Inteligência Artificial. Deverá ter ainda bons conhecimentos na área da Gestão da Produção, dos Sistemas de Apoio à Decisão e técnicas de Optimização Combinatória.

A orientação científica visará que o produto final a desenvolver pelo bolseiro fique incorporado num Sistema de Apoio à Decisão que simule o funcionamento de um Sistema de Fabrico usando a tecnologia dos Sistemas Multi-Agente e Meta- Heurísticas, com capacidade de diagnóstico e resolução de problemas, incorporando o conceito da Computação Autónoma.

3. Orientação Científica: A orientação científica do bolseiro ficará a cargo da Doutora Ana Maria Madureira, responsável científico pelo projecto.

4. Formação Académica: A formação académica requerida corresponde ao Bacharelato ou Licenciatura na área de Engenharia Informática ou similar, com classificação igual ou superior a 14 valores (preferencial).

5. Remuneração: De acordo com a tabela de valores das Bolsas de Investigação no país atribuídas pela FCT (745,00 € por mês).

6. Documentos de Candidatura: Curriculum Vitae; comprovante da conclusão do Bacharelato ou Licenciatura indicando a média obtida; documento comprovativo das classificações obtidas em todas as disciplinas do curso; cópia de trabalhos

relevantes que tenham sido desenvolvidos e que estejam enquadrados com o âmbito do projecto. A documentação deverá ser enviada por correio ou entregue directamente no seguinte endereço:

A/C Doutora Ana Maria Madureira

Departamento de Engenharia Informática

Instituto Superior de Engenharia do Porto

Rua Dr. António Bernardino de Almeida, 431

4200-072 Porto

7. Data de início e de conclusão do prazo do Concurso: 15 de Agosto a 20 de Setembro de 2007.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo endereço anamadur@dei.isep.ipp.pt.