Astrobiology Course

23-10-2007

A Astrobiologia estuda a origem, evolução e distribuição da vida onde esta possa eventualmente existir no Universo.
Cientistas de diversas áreas, desde a biologia à Astronomia, passando pela Química Orgânica e Paleontologia, têm vindo a reunir-se em torno de uma nova área emergente designada Astrobiologia.
Sem dúvida a tecnologia espacial tem tido uma contribuição decisiva no estudo do sistema solar e na oportunidade de descobrir e estudar novos ambientes, para além do terrestre. Dificilmente se poderá encontrar um cientista/investigador que reúna a capacidade de abordar as diversas áreas subsidiárias da Astrobiologia. Nesta perspectiva, investigadores e professores de diversas universidades e institutos europeus, reconhecidos pela sua competência, dinamismo e trabalho inovador, concordaram em reunir esforços leccionando o "ABC-Net". O Curso em Astrobiologia (ABC-Net) é ministrado simultaneamente em 11 instituições de investigação e ensino superior, distribuídas por 10 países europeus (Alemanha, Áustria, Finlândia, França, Itália, Holanda, Polónia, Portugal, Reino Unido e Rússia), sendo difundido através de um sistema de ensino à distância. As aulas (60 minutos) e possibilidade de formular perguntas e obter esclarecimentos de dúvidas (30 minutos) em directo, empresta a componente dinâmica e pessoal, permitindo um encontro entre formando e formador. A videogravação das aulas e disponibilidade de consulta dos vídeos e dos ficheiros de "Power-Point" associados, encontram-se disponíveis no Web site da Agência Espacial Europeia.
O "ABC-Net" é ministrado em cooperação com a Agência Espacial Europeia (ESA)
e o seu Centro Erasmus é o responsável pelas operações de transmissão "live-net".

Informações:
DCEA da FCT/UNL