IBM Atribui Dois Prémios à Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL)

03-12-2007

A IBM galardoou a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL com dois prémios, que pretendem distinguir o contributo de trabalhos de investigadores desta instituição, para o desenvolvimento das Ciências da Computação. A cerimónia de entrega dos Prémios teve lugar no Auditório da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL e foi presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor J. Mariano Gago.

“A Integração de Informação Estrutural de Proteínas” foi o projecto vencedor da 17.ª edição do Prémio Científico IBM. O galardão, no valor de 15 000 euros, será entregue ao autor da investigação, Professor Ludwing Krippahl, pelo seu trabalho desenvolvido no campo da bioinformação.

A IBM distinguiu também o projecto desenvolvido pelo Centro de Inteligência Artificial (CENTRIA) e pelo Centro de Informática e Tecnologias de Informação (CITI) da UNL, com o Prémio SUR (Shared University Research). O Prémio internacional, ao qual concorreram universidades de todo o mundo, foi atribuído à FCT / UNL pelo trabalho “Modelos computacionais distribuídos e paralelos, para aplicações científicas em clusters de processadores Cell”, tendo como principais investigadores os Professores Luís Moniz Pereira, Salvador Abreu e Paulo Lopes.

A IBM contemplou esta investigação com a atribuição de equipamento tecnológico no valor de 40 000 euros, para além dos serviços de montagem e implementação do hardware, e a disponibilização gratuita de software e material educativo através do programa IBM Academic Iniciative.
O Projecto desenvolvido em estreita colaboração com o laboratório da IBM de Boeblingen e com a Universidade de Évora, tem como principal objectivo o desenvolvimento de técnicas que possam valer-se do potencial de infra-estruturas hierárquicas de computação paralela e irá incidir em áreas de pesquisa como a ciência computacional e a bioinformática, podendo fornecer também simulações nas ciências espaciais, marítimas e terrestres.