Notícias

Notícias

Professor da FCT integra Conselho Consultivo de Instituto da Sociedade Max Planck

28-03-2008

Manuel Carrondo, Professor Catedrático de Engenharia Química e Bioquímica da FCT/UNL e Investigador do ITQB/UNL e do IBET foi convidado para integrar, durante os próximos seis anos, o Scientific Advisory Board do Max Planck Institute for Dynamics of Complex Technical Systems. Este orgão consultivo tem como função principal o aconselhamento e a avaliação crítica do desempenho do instituto, de acordo com os padrões internacionais.
O Max Planck Institute for Dynamics of Complex Technical Systems, em Magdeburg, Alemanha, é o mais recente dos 80 institutos que constituem a Sociedade Max Planck. A sua actividade científica principal está centrada na análise, síntese, desenho e controlo de processos químicos e de bioengenharia.
Manuel Carrondo licenciou-se em Engenharia Química, na Universidade do Porto em 1971. Doutorou-se em Engenharia Ambiental no Imperial College of Science and Technology, da Universidade de Londres, em 1979. Foi fundador e director do IBET (Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica) e membro fundador da Academia Portuguesa de Engenharia. É investigador em áreas científicas de charneira, como a tecnologia das células animais e sua aplicação na saúde dos seres humanos e em veterinária: diagnóstico e terapêutica utilizando proteínas recombinantes incluindo proteínas de fusão, pesquisa de vírus e agentes de vacinação no âmbito da terapia genética e desenvolvimento de biofármacos.