Projectos amigos do ambiente vencem 1º Concurso para estudantes empreendedores da UNL

17-10-2008

A 1ª Edição do E-Day, o Dia do Empreendedorismo da Universidade Nova de Lisboa, que decorreu no passado dia 15 de Outubro, no Grande Auditório da FCT, culminou com a realização do Seminário “Da ideia ao negócio” e com a divulgação dos vencedores do 1º Concurso para estudantes empreendedores da UNL.
Este concurso começou no início do mês de Outubro e envolveu 11 equipas de estudantes das diferentes Faculdades da UNL que, durante duas semanas, desenvolveram uma ideia inovadora de negócio.
À final chegaram 6 equipas que, durante o E-Day, tiveram de defender o seu projecto perante um júri formado por João Trigo Roza, Presidente da Associação Portuguesa de Business Angels, e por João Fernandes da Comissão Executiva da InovCapital.
Os 3 projectos premiados dizem respeito a negócios “verdes”:
O 1º lugar foi para o projecto Aqus, apresentado por alunos da Faculdade de Economia da Nova. Este grupo pretende importar para Portugal e para a Europa um dispositivo, desenvolvido por uma empresa norte-americana, que permite reutilizar na sanita a água gasta e desperdiçada no lavatório.
Em 2º lugar ficou o projecto White Petrol, desenvolvido por quatro alunos da FCT e um da FCSH. Trata-se de uma micro-refinaria doméstica que transforma lixo em energia eléctrica.
No 3º lugar surge o projecto CHARENVI, que juntou dois alunos da Faculdade de Economia e um da FCT. Estes estudantes conceberam um carregador portátil que se auto carrega através de energias renováveis e que permite, por exemplo, carregar telemóveis, i-pods e mp3.
A equipa vencedora recebeu um cheque no valor de 2 mil euros, com o patrocínio da CGD. Os autores do projecto premiado em 2º lugar ganharam uma viagem ao Centro de Tecnologia da Rank Xerox , em Londres. Finalmente, o grupo que ganhou o 3º prémio vai ter a oportunidade de fazer um estágio no Centro de Investigação da Rank Xerox, em Lisboa.