"A via verde para o acesso livre à literatura científica"

22-10-2008

O Director da Faculdade de Ciências e Tecnologia e o Director da Biblioteca UNL no Campus de Caparica têm o prazer de convidar V. Exa. para assistir à Palestra: “A via verde para o acesso livre à literatura científica: repositórios e políticas institucionais de auto-arquivo” que será proferida pelo Dr. Eloy Rodrigues (Universidade do Minho) no dia 23 de Outubro, às 14:30, no Auditório da Biblioteca.
Os Repositórios Institucionais digitais são sistemas de informação que servem para arquivar, preservar e difundir os resultados da investigação científica e da actividade pedagógica de uma instituição.
O arquivo de documentação em Repositórios Institucionais digitais permite:

• Contribuir para aumentar a taxa de citações, o impacte e competitividade da investigação desenvolvida.
  • Contribuir para aumentar os índices de publicação.
  • Contribuir para aumentar a visibilidade e credibilidade das instituições, servindo como indicador tangível da qualidade e da relevância científica, económica e social das suas actividades de investigação e ensino.
  • Preservar a memória intelectual.
  • Disponibilizar serviços adicionais tais como, informações estatísticas, listagens de publicações, índices de consulta, etc.