Ana Silva ganha prémio atribuído pela International Society for the Advancement of Supercritical Fluids

11-05-2016

Prémio de melhor tese de doutoramento da International Society for the Advanceme

Ana Sofia Silva, aluna do programa doutoral MIT Portugal na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, foi distinguida com o prémio de melhor tese de doutoramento, intitulada de “Multifunctional nano-in-micro formulations for lung cancer theragnosis”. O prémio bienal, atribuído pela International Society for the Advancement of Supercritical Fluids para distinguir os melhores trabalhos desenvolvidos pelos recentes doutorados, é entregue durante o 16º Encontro Europeu de Fluidos Supercríticos em Esse, Alemanha, a 11 de Maio de 2016.

O projeto de doutoramento da Ana Sofia Silva foi desenvolvido na FCT-NOVA no laboratório Polymer Synthesis and Processing da unidade de investigação LAQV-REQUIMTE, sob a supervisão de Ana Aguiar-Ricardo, Professora Catedrática no Departamento de Química na FCT-NOVA. O trabalho de investigação foi realizado em colaboração com o grupo de Biomaterials and Tissue Engineering da Universidade da Beira Interior (UBI), CICS, sob a supervisão de Ilídio Correia, Professor Auxiliar na UBI.

A tese de Ana Sofia Silva propõe uma nova abordagem terapêutica para o cancro do pulmão, o tipo de cancro mais comum e mortal em todo o mundo. Apesar dos avanços clínicos e tecnológicos, a maioria dos pacientes é diagnosticada tardiamente com doença local ou metastizada. Os dados atuais indicam que 86% dos pacientes com cancro do pulmão morrem no espaço de dois anos, enquanto apenas 14% sobrevive durante cinco anos.
As terapias para o cancro do pulmão são ineficientes, uma vez que os agentes terapêuticos não chegam à zona mais profunda do pulmão. As terapias devem ser agressivas o suficiente para combater a doença, mas evitar os efeitos colaterais que podem ter um impacto negativo na saúde do paciente. A administração localizada de fármacos tem-se mostrado promissora no tratamento do cancro do pulmão. Assim sendo, a engenharia de partículas tem sido combinada com a administração pulmonar com o objetivo de desenvolver novos sistemas potencialmente efectivos na utilização de fármacos na zona específica do cancro do pulmão. As partículas a serem usadas para administração pulmonar devem apresentar diâmetros aerodinâmicos entre os 0.5 e 5 µm. Partículas mais pequenas podem falhar na deposição e serem expelidas enquanto partículas maiores têm tendência a acumular-se na boca e na garganta.

Ana Sofia Silva explica que os resultados apresentados na sua tese “revelam as vantagens extraordinárias de conjugar nanotecnologia, biologia molecular, ciências de polímeros, engenharia química e tecnologia de fluídos supercríticos, para desenvolver sistemas robustos e confiáveis para o tratamento do cancro do pulmão por administração pulmonar.”

Para isto “incorporaram-se sistemas nanoparticulados com capacidades de diagnóstico e/ou terapêutica em micropartículas respiráveis para serem inaladas. Com o objetivo de minimizar os custos, impacto ambiental e uma eventual toxicidade, as partículas para administração pulmonar, desenvolvidas durante o meu doutoramento, foram produzidas usando metodologias sustentáveis como a atomização assistida por dióxido de carbono (SASD), um processo baseado na tecnologia de dióxido de carbono supercrítico (scCO2), uma tecnologia emergente e inovadora estabelecida no laboratório da Professora Ana Aguiar-Ricardo”, refere Ana Sofia Silva.

Após os trabalhos preliminares de optimização dos pós à microescala, Ana Sofia Silva passou 5 meses no MIT, mais concretamente no Koch Institute for Integrative Cancer Research no laboratório de Paula Hammond, Professora no MIT, a desenvolver uma nova estratégia para a terapia do cancro de pulmão combinando o mecanismo de administração pulmonar com terapia génica. Ana Sofia Silva desenvolveu nanosistemas de camada a camada (Layer-by-Layer) contendo uma nanocamadas que permitem silenciar os genes alvo associados com a via genética do cancro. Os novos pós desenvolvidos por Ana Sofia Silva foram testados em ratinhos saudáveis por forma a avaliar a biodistribuição das partículas. Os resultados obtidos são extremamente motivadores e mostram que as formulações desenvolvidas são adequadas para aplicação futura em terapia génica do cancro do pulmão através da administração pulmonar.

Mais informações em:

Usar a física para tratar cancro do pulmão dá prémio a investigadora portuguesa

Portuguesa vence prémio mundial de melhor tese de doutoramento

Ana Sofia Silva receives Best PhD Thesis Award from ISASF