Estudantes do 1.º Ciclo ao 12.º ano experimentam um dia de aulas no ensino superior

08-02-2017

Este ano lectivo, através da iniciativa “Vem Ver” da FCT NOVA, mais de 1050 estudantes do ensino secundário já visitaram o Campus da FCT NOVA.

Hoje recebemos os estudantes da unidade de apoio a alunos com multideficiência e surdocegueira congénita da ES Anselmo de Andrade que visitou o Departamento de Informática da FCT NOVA, em ligação com o DCRE. 6 alunos aprenderam a contar e ordenar de modo diferente, com atividades computacionais - físicas. Promover o conhecimento, contribuir para uma sociedade mais inclusiva, de forma divertida.

Este ano lectivo, através da iniciativa “Vem Ver” da FCT NOVA, mais de 840 estudantes do ensino secundário já visitaram o Campus da FCT NOVA e os seus Departamentos, onde tiveram a oportunidade de experienciar um pouco da vida académica que a Faculdade oferece.

Para além de visitarem laboratórios de aulas e investigação, os estudantes realizaram várias actividades e experiências enquadradas nos diversos Departamentos da Faculdade.

No Departamento de Química os alunos tiveram a oportunidade de testar a presença de diferentes drogas em amostras recorrendo à Análise Forense, uma área em franca expansão.

Para os futuros Engenheiros Informáticos, foi proposta a actividade “Back to Classic Arcade Games”, que consiste num desafio de programação usando o jogo “Asteroids” e utilizando a linguagem Python. O objectivo é explicar a lógica de funcionamento de um jogo de computador e aprender conceitos básicos de programação.

No Departamento de Física, áreas como engenharia biomédica e de tecidos, criogenia, física atómica e molecular, termodinâmica, metrologia ou instrumentação foram demonstradas em diversos trabalhos laboratoriais, contando com a participação entusiasta dos visitantes.

Recorrendo à estatística e criptografia, os alunos que visitaram o Departamento de Matemática participaram em actividades lúdicas como o ABC da espionagem, onde tiveram de descodificar uma importante mensagem encriptada.

Os que visitaram o Departamento de Ambiente realizaram uma observação da amostra colhida no Charco da Faculdade (fitoplâncton, perifíton e macroinvertebrados) e analisaram os índices de qualidade ambiental.

No Departamento de Ciências dos Materiais e no CENIMAT, a oportunidade de poderem contactar com as últimas tecnologias a nível de nanofabricação, biosensores e também caracterização de materiais foi algo que deixou todos os interessados a pensar no futuro das tecnologias e possíveis novas soluções para desafios actuais.

No Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores o alunos tiveram a possibilidade de participar em actividades relacionadas com sistemas de automação e controlo de elevadores, simuladores de aeronaves e controlo de drones.

Estes são apenas alguns exemplos das actividades que possibilitaram a estes estudantes uma maior proximidade com o ensino superior, desfrutando de um dia no Campus da FCT NOVA.

Colégio Parque do Falcão

Escola Secundária de Albufeira

Escola Secundária do Fundão

Escola Secundária Fernão do Pó

Escola Secundária Poeta António Aleixo

St. Dominic's International School

Escola Secundária Marquesa de Alorna

Escola Secundária Alcaides de Faria

Escola Secundária Anselmo de Andrade

Escola Secundária do Restelo

Escola Secundária São João do Estoril

Externato Senhora da Penha

ERASMUS+, Escola Secundária Anselmo de Andrade

Escola Secundária de Ourique

Escola Secundária de São Pedro do Sul

Escola Secundária de Alcochete

Lyceé Technique pour Professions de Santé

School "Aurelia e.V. Bildungsverein"

A iniciativa “Vem Ver” pretende dar a alunos de todos os ciclos de estudos a possibilidade de conhecer a FCT NOVA e experimentar aulas práticas de engenharia e ciências.

Inscrições "Vem Ver" aqui.