Aluno de Engenharia Biomédica desenvolve tecnologia que auxilia diagnóstico de doenças oftalmológicas

14-09-2017

O centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS, do Porto, está a apoiar o desenvolvimento de uma tecnologia de observação do fundo ocular, cujo objetivo é o de auxiliar no diagnóstico de doenças oftalmológicas.

David Melo, aluno finalista do Mestrado Integrado de Engenharia Biomédica da FCT NOVA, tem desenvolvido a “EyeFundusScope”, um aparelho que consubstancia uma tecnologia “portátil e de simples utilização” que trabalha como se de uma máquina fotográfica se tratasse e que possibilita a observação e a identificação das estruturas presentes no fundo ocular (retina, vasos sanguíneos, disco ótico). Este aparelho tem sido desenvolvido no âmbito do projeto de estágio deste aluno finalista do Mestrado Integrado de Engenharia Biomédica da FCT NOVA.

Esta tecnologia tem como objetivo principal auxiliar no diagnóstico de doenças oftalmológicas, infelizmente muito frequentes, tais como o glaucoma e a retinopatia diabética, que afetam muitas pessoas que não sabem o que, na realidade, têm.

Mais informações: