Investigadoras da NOVA FCT participam em projeto vencedor dos prémios Fundação La Caixa

17-10-2023

“Baterias biológicas à base de colagénio como fonte de energia para dispositivos eletrónicos cutâneos”, está entre os seis projetos premiados pelo novo programa CaixaImpulse Inovação, promovido pela Fundação La Caixa e o BPI.

O projeto é liderado por Ana Pina, alumni da NOVA FCT e atualmente investigadora no ITQB NOVA, e vai ser desenvolvido com o apoio da equipa do consórcio no qual estão incluídas duas investigadoras da NOVA FCT: Leonor Morgado, investigadora da UCIBIO-NOVA FCT e Ana Baptista, investigadora do CENIMAT-NOVA FCT. Felipe Conzuelo, do ITQB NOVA e Erin Tranfield, do Instituto Gulbenkian de Ciência, são os restantes membros da equipa.

A “pele eletrónica” (e-skin) é uma das áreas de investigação mais inovadoras que se estão a desenvolver atualmente no setor da eletrónica. A tecnologia e-skin irá facilitar a deteção de doenças, a aplicação de tratamentos médicos e, de um modo geral, um controlo mais avançado da saúde das pessoas. No entanto, ainda têm de ser ultrapassadas algumas dificuldades técnicas.

A equipa vencedora agora conta com um valor de 49 mil euros para impulsionar o desenvolvimento de uma bateria ultrafina, flexível, leve e biocompatível para alimentar dispositivos eletrónicos cutâneos que combine materiais inovadores à base de colagénio e uma microeletrónica flexível para aplicações portáteis, permitindo abandonar as fontes de energia convencionais.

O novo programa CaixaImpulse Inovação tem por objetivo permitir que a investigação saia do laboratório e chegue aos doentes sob a forma de soluções capazes de contribuir para melhorar a sua saúde.