Projeto europeu MediMARE lança "Guia para Mediação em Conflitos Marinhos"

18-10-2023

O projeto europeu MediMARE, do qual a NOVA FCT é parceira, lançou no final de setembro o “Guia para Mediação em Conflitos Marinhos” que fornece uma visão global do projeto, descrevendo as linhas orientadoras e estruturantes de formação na área da Mediação Marítima. Este campo de estudo tem vindo a destacar-se e a assumir grande relevância para quem pretende desenvolver currículos na área.

Financiado pelo EEA Grants (um acordo entre a União Europeia, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega, PT - INNOVATION-0065) sob a coordenação do Instituto de Investigação Jurídica da Universidade de Coimbra (UCILeR), conta ainda com a participação do Politécnico de Leiria e da NTNU Samfunnsforskning.

“Sendo Portugal um país com uma vasta zona marítima à sua responsabilidade, este trabalho de investigação é de extrema importância para uma gestão pacífica no mar”, explica Lia Vasconcelos, professora do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente e investigadora no MARE que coordena a equipa da NOVA FCT neste trabalho.

O projeto embarcou no desenvolvimento de cursos e ferramentas de formação para ensinar estudantes e profissionais, que trabalham no domínio marítimo, a expandir as suas competências para promover uma cultura de resolução pacífica de litígios no seu trabalho atual e futuro.

“A mediação encontra no domínio marítimo um campo de desenvolvimento particularmente rico e ainda pouco explorado. O objetivo deste projeto é desbloquear o potencial da mediação em questões marítimas, de modo a promover uma cultura de equidade e segurança para todos os envolvidos”, acrescenta a investigadora.

O guia e os resultados do projeto podem ser encontrados no site, aqui.