A presença feminina nas tecnologias e engenharias como fator de crescimento das sociedades

28-11-2023

“Mulheres na Tecnologia e Engenharia”, é o mote para uma conversa organizada por Paula Urze e Inês Navalhas, ambas investigadoras do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas. O evento terá lugar no dia 12 de dezembro, às 17h00, no auditório da Biblioteca da NOVA FCT.

A iniciativa visa desconstruir estereótipos e preconceitos relativamente à escolha de carreiras de STEM pelas mulheres, destacando a importância da integração e retenção de talento feminino nestas carreiras.

A promoção da evolução tecnológica, reconhecendo o potencial transformador que a presença feminina aporta ao desenvolvimento das sociedades é um dado apontado em vários estudos, como o recentemente publicado pela McKinsey & Company (Women in tech: The best bet to solve Europe’s talent shortage, 2023). Uma das principais conclusões revela que, se a percentagem de mulheres em empregos tecnológicos duplicasse até 2027, o PIB da União Europeia (UE) poderia aumentar em até 600 mil milhões de euros. Assim, além de questões que se prendem com o acesso ao ensino e ao mercado de trabalho, as componentes social e económica constituem fatores que não podem ser ignorados.

É neste contexto que três mulheres de diferentes áreas científicas se debruçarão sobre os desafios que as mulheres enfrentam nos setores das Tecnologias e das Engenharias, mas também os contributos e avanços científicos que alcançam nesses mesmos domínios.

Maria Paula Diogo, professora do Departamento de Ciências Sociais e Aplicadas da NOVA FCT e membro do CIUHCT-Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, que coordenou durante 15 anos, assumiu, recentemente, o cargo de Vogal do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. No domínio da investigação, o seu trabalho centra-se no estudo da engenharia e dos engenheiros portugueses, especialmente entre meados do século XIX e a primeira metade do século XX, e, mais recentemente, nos conceitos de diplomacia tecnocientífica e de Antropocénico.

Stela Suils Cuesta Shihab, fundadora da Diversitude, uma empresa de consultoria em Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento que apresenta soluções customizadas para empresas e instituições (como por exemplo, Planos de Igualdade de Gênero (GEPs), estratégias DEI, entre outras). Psicóloga e doutoranda em Estudos de Género, incide a sua atenção na retenção e promoção de mulheres que trabalham nas TIC.

Ana Santos-Carvalho é investigadora e coordenadora de Comunicação de Ciência na Universidade de Coimbra, Instituto de Investigação Interdisciplinar, Presidente da Rede Portuguesa de Comunicação Ciência e Tecnologia, Rede ScicomPt. e membro da direção da Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas, AMONET.

A abertura da sessão conta ainda com a presença de José Júlio Alferes, Diretor da NOVA FCT, e a organização convida à participação ativa de todas/os neste evento.