Universidade NOVA de Lisboa no top 3 das universidades portuguesas mais empreendedoras

11-12-2023

A Universidade NOVA de Lisboa está novamente no pódio do ranking elaborado pela Startup Portugal, que elege as Universidades portuguesas com mais alumni fundadores de startups, reconhecendo assim o ADN empreendedor destas instituições.

O Portugal’s Entrepreneurial Universities Ranking’23 analisa o desempenho das universidades nacionais na formação de empreendedores, em parceria com a Dealroom e tendo por base o separador "Universidades" no dashboard da Startup Portugal. A avaliação inclui categorias como startups fundadas por alumni, unicórnios ou potenciais unicórnios fundados por alumni, além do número de spin-offs ou financiamento captado pelas startups.

Este ano a Universidade NOVA de Lisboa partilhou o pódio com a Universidade do Porto (#1) e a Universidade Católica (#2). Com base nos números avançados pela Startup Portugal e ajustando o número de fundadores ao universo de estudantes da Universidade, a NOVA sobressai como a universidade pública nacional com melhor rácio de alumni founders.

A NOVA destaca-se também no número de startups com potencial para se tornarem unicórnios e no número de alumni que já levantaram rondas de investimento superiores a 10 milhões de euros – o que é demonstrativo da qualidade da formação da Universidade, em geral, e um reflexo da aposta continuada na formação em empreendedorismo com impacto na sociedade e economia do país.

A Universidade NOVA de Lisboa felicita todas as universidades presentes neste ranking e em particular as que compõem o pódio, e continuará certamente a trabalhar ativamente para formar mais e melhores empreendedores e garantir as condições necessárias para uma efetiva valorização do conhecimento.