Empreendedorismo: Inspirar os estudantes a desbravar novos caminhos

24-01-2024

Começou esta segunda-feira, 22 de janeiro, a 12.ª edição do que será provavelmente o maior curso europeu dedicado ao Empreendedorismo, incluído no Perfil Curricular NOVA FCT. O programa volta a contar com as "Inspirational Talks" e mentorias que visam despertar e promover a vocação dos estudantes para a criação de valor.

O grande auditório acolheu mais de 700 alunos para assistir à sessão de abertura desta unidade curricular que incluiu palestras inspiradoras. A primeira oradora inspiracional foi Katia Almeida, empreendedora social e psicóloga clínica, que veio desafiar os alunos do 1.º ano de Mestrado a explorarem "a criatividade para desafiar crenças limitadoras e gerar alternativas na forma como gerimos as emoções, nos relacionamos e aprendemos o amor próprio". "Beyond Fear" foi o mote para uma intervenção dinâmica que cativou a vasta audiência.

Duarte Condesso, aluno do 4.º ano do mestrado integrado de Engenharia do Ambiente, destacou a importância do tema, "um assunto que não falamos durante as aulas e que se revela fundamental na altura de apresentar ideias que possam vir a ter algum impacto e, ainda mais, quando vamos trabalhar com colegas de outros cursos, alguns deles nem sequer conhecemos".

Para Joana Teixeira, aluna de Engenharia Civil, "estas talks são sempre um momento que nos faz pensar sobre as nossas competências, as nossas emoções, e como usar este manancial de recursos para ultrapassar obstáculos e sair da zona de conforto".

Ao finalizar a sua intervenção, Katia Almeida desafiou os alunos a serem corajosos "perante um problema, por exemplo na fase de prototipagem do vosso projeto, a maior parte das pessoas certamente escolhe o caminho dos 80% de possibilidade de determinada ideia dar certo, em vez dos 20% de incerteza. É verdade que não temos todas as respostas, mas sempre que for possível, escolher os 20% pode revelar-se surpreendente".

No caso de Joana Teixeira, este exemplo fez muito sentido. "Tenho 37 anos, estou a terminar o mestrado, e espero dar uma volta na minha vida profissional. É preciso pesar o lado racional, mas nunca deixar de tentar o que realmente nos apaixona".

Durante a manhã foi ainda possível ouvir José Meliço, fundador da startup Zypho, que criou um dispositivo inovador de recuperação de calor através das águas residuais e que resulta num aumento da eficiência energética dos chuveiros: a cada três chuveiros, dois são gratuitos. O ex-aluno de Engenharia Civil partilhou com a plateia as origens da empresa, enquanto ainda era aluno da NOVA FCT.

A próxima talk decorre no dia 29 de janeiro, às 10h00, com os responsáveis da PLUX Biosignals e da Sensei. Dia 5 de fevereiro, às 10h00, será a vez de representantes da Genesis Studio, e a grande final, que acontece dia 23 de fevereiro às 9h30, conta com a participação de Paula Videira da CellmAbs. Todas as palestras decorrem no Grande Auditório da NOVA FCT.