EXPO FCT: Maior mostra de Ciência, Engenharia e Tecnologia atrai estudantes de todo o país

11-04-2024

Cerca de 6000 alunos e 300 professores do ensino secundário, vindos de mais de 75 escolas de vários distritos do continente, aceitaram o nosso convite e participaram na maior feira de Ciências, Engenharia e Tecnologia do país - a EXPO FCT.

Nesta 16.ª edição, mais de 200 atividades deram a conhecer a atividade académica, cultural e científica que acontece todos os dias nos Departamentos, Centros de Investigação e nos vários núcleos da Associação de Estudantes da Faculdade.

“A EXPO FCT continua a ser um evento maior da nossa escola, importante não só como missão de serviço público, mas também atraindo jovens para que venham estudar connosco”, afirma José Júlio Alferes, Diretor da NOVA FCT.

Os jovens estudantes usufruíram de um dia dedicado a experiências e ao esclarecimento de dúvidas sobre cursos e candidaturas, sobre saídas profissionais e, para alguns, a confirmação de algumas certezas, como revelam quatro amigos, alunos do 12.º ano do Colégio Monte Maior, Loures: “O ambiente é bastante bom. Já fizemos outras visitas e a NOVA FCT será uma opção”, assegura Pedro Santos, com a concordância dos colegas de turma. Estes alunos, cujos interesses recaem nas Engenharias Mecânica, Eletrotécnica e Informática, decidiram vir ao dia aberto por iniciativa própria, “para saber mais sobre os cursos que nos interessam, que disciplinas fazem parte e as médias de entrada”, concluem.

A encaminhar os visitantes pelo campus de caparica, os estudantes da NOVA FCT que vestem literalmente a camisola de voluntários no evento, têm um papel importante. “Além de esclarecermos dúvidas sobre os cursos, pedem-nos também opinião sobre o ambiente do campus, a relação com os professores, a integração “, explica Francisco Marques, aluno do 2.ª ano de Engenharia Eletrotécnica, para quem estas atividades são “excelentes para dar a conhecer as muitas vantagens em estudar na NOVA FCT”.

Muitos dos alunos que por aqui passam talvez ainda não tenham a certeza do curso que pretendem seguir. “Por essa razão é tão importante mostrar a todos os alunos, logo no 10.º ano, que a Faculdade é para todos. Não é algo intangível. É preciso motivá-los e cada vez mais cedo”, é a opinião de três docentes da Escola Secundária de Santa Maria, Sintra. Ana Coelho, Carla Marques e Rui Antunes são professores de Biologia, Física e Química, e Filosofia, respetivamente, e é a primeira vez que trazem os seus alunos à EXPO FCT, no entanto, garantem, “não será a última. A iniciativa é muito inclusiva”.

Motivação é algo que não falta a Martim Lopes e Afonso Matos, estudantes do 11.º ano, na Escola de Santo António da Charneca, Barreiro. Para o primeiro, a opção pela Engenharia Geológica “é quase certa. “É uma das minhas disciplinas preferidas, um gosto que não sei muito bem explicar, acho que tem que ver com a minha própria origem. Sou dos Açores”, afirma o aluno.

Outro grupo de estudantes, da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, aguarda a vez para participar numa atividade que lhes despertou o interesse. “Acho curioso o curso de agroindustrial. Estou indecisa, mas gostava de algo relacionado com a saúde. Este curso despertou o meu interesse por estar ligado a temas que me interessam e porque é uma profissão que pode ter muita saída”, confirmou Rafaela Dias, aluna do 10.º ano.

Da Escola D. Inês de Castro, Alcobaça, oito professores acompanharam os seus alunos de 11.º e 12.º ano. Luís Peça, Professor de Física e Química diz que já são repetentes neste evento da Faculdade, mas “é sempre uma visita importante para que os alunos possam contactar com uma realidade diferente que, em breve, também será a deles”. Ondina Viveiros, uma das professoras do grupo, aproveitou para referir que “vários alunos da nossa escola vieram estudar para a NOVA FCT”.

“O sucesso da EXPO FCT é indiscutivelmente resultado da extraordinária mobilização e entusiasmo demonstrados por todos os colegas, docentes, investigadores, funcionários e estudantes, que mais uma vez, incorporaram o espírito da NOVA FCT”, Rui Igreja, Coordenador Geral da EXPO FCT.

O dia aberto da NOVA FCT é uma oportunidade única para que os alunos do secundário possam explorar as várias opções de ingresso no Ensino Superior, tal como para saber mais sobre futuras carreira profissionais.

Galeria de fotos aqui.

Na imprensa

De alunos para alunos, o dia aberto da NOVA FCT foi uma festa da ciência, O Almadense