Licenciados "Pré-Bolonha" - Como obter o grau de Mestre

Candidaturas online

Quem pode candidatar-se

Na sequência da adequação, no âmbito do designado Processo de Bolonha (Dec. Lei 74/2006), de todos os ciclos de estudos da Faculdade, procurou-se regular a possibilidade de antigos licenciados acederem aos graus entretanto criados pelo supra-mencionado Decreto-Lei.

Considerando:

1. que os licenciados “pré-Bolonha” dispõem de escolaridade idêntica aos actuais mestres, carecendo apenas de satisfazer o estipulado na alínea b), do número 1, do Artigo 20.º do Dec. Lei 74/2006;
  2. que os regulamentos dos ciclos de estudos, oportunamente publicados em Diário da República, vieram introduzir algumas alterações à respectiva gestão académica;
  3. que importa continuar a proporcionar condições para que os licenciados “pré-Bolonha” possam obter o grau correspondente ao nível de escolaridade que realizaram,

A Faculdade de Ciências e Tecnologia possibilita a obtenção do grau de Mestre pelos Licenciados “pré-Bolonha” por Instituições de Ensino Superior do Sistema Nacional através de uma das seguintes alternativas:

1. Os licenciados pré-Bolonha com mais de cinco anos de experiência profissional na área de especialidade da respectiva Licenciatura deverão:
    1. requerer a equivalência à parte escolar do Mestrado da sua especialidade
    2. apresentar um relatório detalhado da sua actividade profissional, devidamente comprovada, incluindo a discussão da experiência e competências adquiridas. O relatório deverá ter âmbito e desenvolvimento idênticos aos da unidade curricular de dissertação. O mencionado relatório será submetido a tramitação, para efeitos de avaliação e reconhecimento de equivalência, idêntica à das dissertações de mestrado, nomeadamente no que respeita ao respectivo júri de avaliação.
  2. Os licenciados pré-Bolonha cuja experiência profissional não se centrou na respectiva área de especialidade deverão requerer equivalência à parte escolar (do Mestrado da sua especialidade), cabendo à Comissão Científica do curso determinar a eventual necessidade de actualizar o elenco de disciplinas de que dispõem, completando-o com um máximo adicional de 12 ECTS  e realizar uma dissertação, conforme previsto nas actuais estruturas curriculares dos mestrados.

Processo de candidatura online

Através do link "Candidaturas online" no topo desta página acede à interface de candidatura:

1. Caso seja licenciado (“pré-Bolonha”) pela FCT e tenha a senha de acesso ao CLIP pode utilizar a mesma.  Se já não se lembra dos dados de acesso, pode pedir a recuperação de senha na interface de candidatura. Em caso de dúvida contacte a Divisão de Informática da FCT (contactos em http://www.div-i.fct.unl.pt/);
  2. Se for candidato externo deverá registar-se como novo utilizador.

1. Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;
  2. Certificado de habilitações discriminando as classificações obtidas;
  3. CV;
  4. Foto.

Emolumentos de candidatura

O processo de candidatura só será avaliado se os candidatos tiverem pago os emolumentos de candidatura (51 €/curso). Esta taxa não é reembolsável em nenhuma situação.

Meio de pagamento

Por multibanco (referências geradas imediatamente após submissão da candidatura)

Prazo de candidatura:

1ª Fase – ​6 de março a 23 de junho de 2017

2ª Fase – ​26 a 31 de agosto de 2017

Forma de divulgação dos resultados:

Por email, diretamente para os candidatos (à medida que os Coordenadores dos Mestrados efectuem a colocação dos selecionados, estes recebem uma mensagem  automática com todas as informações necessárias. Os não colocados também serão notificados eletronicamente pelos Coordenadores).

Matrículas e inscrições dos candidatos colocados:

• Candidatos externosPresencial (na Divisão Académica); 1 a 4 de agosto (9:00 às 16:00);
  • No acto da matrícula deverão ser apresentados os originais dos documentos de candidatura + 1 foto atualizada.
  • Os candidatos com grau anterior obtido na FCT/UNL poderão optar pela matrícula digital. Basta enviarem um email para o endereço div.a.mestrados@fct.unl.pt , indicando no assunto Matrícula digital e  no texto, o nome completo e curso.

Atenção: esse acto vincula automaticamente o candidato como estudante inscrito, ficando sujeito à obrigação de pagamento da propina e taxa de matrícula/inscrição​.

Propinas e prazo de entrega da dissertação 2017-2018

Inscrição só no semestre ímpar: 656,50 Euros (mediante a submissão de um requerimento online no CLIP).

Esta inscrição permite entregar a dissertação até março de 2018. O incumprimento deste prazo implica a renovação da inscrição para o semestre par e o pagamento do valor remanescente da propina integral de 2017/18 (1.063,47 Euros), podendo a entrega da dissertação ser feita até setembro de 2018.

Forma de pagamento

Exclusivamente por Multibanco.

Esclarecimento de dúvidas

Se tem dúvidas sobre um determinado curso, por favor contacte o respetivo Coordenador (endereço de e-mail incluído na informação sobre cada curso, na lista acima).

Se tem dúvidas gerais sobre o processo de candidatura (a 2ºs ciclos), por favor contacte div.a.mestrados@fct.unl.pt

Se tem dúvidas gerais sobre o processo de candidatura (a mestrados integrados), por favor contacte div.a.g.helpdesk@fct.unl.pt