NOVA FCT volta a celebrar o Dia Internacional da Matemática

05-03-2024

A NOVA FCT, através do Departamento de Matemática (DM) e do NOVA Math, volta a comemorar o Dia Internacional da Matemática, com atividades que pretendem celebrar o papel essencial que esta disciplina desempenha nos avanços da Ciência, da Tecnologia, da Engenharia e da sociedade.

Nestas celebrações, a NOVA FCT vai contar com três iniciativas. A primeira, que já está a decorrer, é um concurso destinado a alunos e/ou professores do ensino secundário. O concurso "Ensinar e Aprender Matemática a brincar!" promove e incentiva o desenvolvimento de projetos de ensino e aprendizagem da Matemática nas escolas, de forma lúdica e divertida. O regulamento do concurso pode ser encontrado aqui. Inscrições aqui.

No próprio dia 14 de março, poderá explorar a feira "Brincando com a Matemática", que estará no átrio do Edifício VII no Campus de Caparica. Aqui, terá acesso a várias atividades que irão desmistificar a disciplina com jogos e desafios e todos são convidados a participar.

No mesmo dia, entre as 13h00 e as 14h00, poderá participar no fórum
"~(Brincando com a Matemática) : estratégias para o sucesso académico" que irá decorrer na sala 1D, do Edifício VII. Os oradores convidados desta sessão são Carla Quintão, Subdiretora para o Conselho Pedagógico, Ana Luísa Custódio, Fabio Chalub, ambos professores do DM. A moderação será conduzida por Paulo Doutor, também docente do DM.

A UNESCO proclamou o dia 14 de março, em novembro de 2019, como o Dia Internacional da Matemática (DIM). Este ano as comemorações serão dedicadas ao tema “Brincando com a Matemática”.