NOVA FCT com taxa de sucesso acima da média nacional na 6.ª Edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual

07-12-2023

A NOVA FCT obteve destaque na 6.ª Edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, ao garantir a admissão de 17 novos cientistas, entre os 400 lugares disponíveis.

A Faculdade apresentou 102 propostas, tendo 17 delas sido aprovadas, refletindo uma taxa de sucesso de aproximadamente 17%, três pontos percentuais acima da média nacional. Na categoria Junior Researcher, registou-se o maior número de candidatos vencedores. Os resultados evidenciam a excelência da investigação desenvolvida nesta Instituição, uma Escola de Ciência e Engenharia voltada para o futuro, consolidada em investigação internacional de vanguarda.

Listagem dos Candidatos/as selecionados/as por unidade de investigação:

Centro de Matemática e Aplicações (NOVAMath)
Evelin Heringer Manoel Krulikovski (Junior Researcher)
Rohollah Garmanjani (Assistant Researcher)

Centro de Engenharia Mecânica e Sustentabilidade de Recursos (MEtRICs)
Victor Gomes Lauriano de Souza (Junior Researcher)

Centro de Física e Investigação Tecnológica (CEFITEC)
Bruno Diogo Rodrigues Matos Tibúrcio Tibúrcio (Junior Researcher)
Mónica Filipa dos Santos Mendes (Junior Researcher)

Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE)
Maria Nazaré Parada Figueiredo Sousa Couto Alves (Assistant Researcher)
Irene Pérez Ramírez (Junior Researcher)

Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (I3N)
Marta Corvo (Principal Researcher)

Laboratório Associado para a Química Verde - Tecnologias e Processos Limpos (LAQV/REQUIMTE)
Abdallah Gamal Abdallah Mahmoud (Junior Researcher)
Ana Patrícia Correia Almeida (Junior Researcher)
Ana Rita Xavier de Jesus Gameiro (Junior Researcher)
Maria Manuel Serrano Bernardo (Assistant Researcher)
Ricardo Alexandre Ventura das Chagas (Assistant Researcher)

NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics (NOVA LINCS)
Inês Martins Sequeira Rodolfo (Junior Researcher)

Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas (UCIBIO)
Joana Costa Fradinho (Assistant Researcher)

Vidro e Cerâmica para as Artes (VICARTE)
Alexandra Rodrigues (Junior Researcher)
Susana Coentro (Assistant Researcher)

Nacionalmente, foram submetidas 2746 candidaturas, resultando em 400 aprovações, o que equivale a uma taxa de sucesso de 14,57%. As candidaturas foram selecionadas através de um processo de avaliação e classificação realizado por 29 Painéis internacionais, perfazendo um total de 342 avaliadores. Uma análise destas candidaturas revela que 56% são de mulheres; 70% dos candidatos são de nacionalidade portuguesa e 30% corresponde a investigadores e investigadoras de nacionalidade estrangeira, onde os países com maior representatividade são a Espanha (20), a Itália (20) e o Brasil (14).