Vidro e Cerâmica para as Artes

A Unidade de Investigação VICARTE - Vidro e Cerâmica para as Artes dedica-se à promoção da transdisciplinaridade aplicada aos materiais vidro e cerâmica, focando-se nas intersecções arte e ciência, estimulando a partilha de conhecimento, experiências e metodologias entre estas duas áreas. A investigação realizada une o presente e o passado, através do desenvolvimento de novos materiais para arte contemporânea em vidro e cerâmica, pelo estudo das práticas de produção históricas e tradicionais e pela exploração de diferentes conceitos estéticos em arte.

A VICARTE é uma parceria da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Inclui ainda membros da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e da Escola Superior de Arte e Design do Instituto Politécnico de Leiria.

As actividades desenvolvidas na VICARTE dividem-se em duas linhas de investigação

Criatividade e Materiais Contemporâneos: representa o aspecto mais transdisciplinar da nossa unidade de investigação, unindo cientistas, artistas e designers. Foca-se na arte e design contemporâneos explorando o vidro e a cerâmica, no desenvolvimento de novos materiais que abrem novos caminhos para artistas e simultaneamente estudando as propriedades físico-químicas desses mesmos materiais. Finalmente, este grupo focaliza-se também em actividades que permitam o desenvolvimento de um produto de design e colaboração com a indústria.

Património Cultural: dedica-se ao estudo e conservação do nosso património vítreo e cerâmico, aplicando as ciências físico-químicas em conjugação com a arqueologia e a história de arte, com especial ênfase na arqueometria e história das técnicas de produção artística. A investigação desenvolvida por este grupo serve museus e agentes responsáveis pela nossa herança cultural, bem como público em geral, ampliando o conhecimento da história da produção de vidro e da cerâmica e permitindo a implementação de medidas de conservação inovadoras.

Finalmente o factor educacional é um item essencial e o VICARTE é responsável pelo Mestrado em Arte e Ciência do Vidro, pela supervisão de mestrados e doutoramentos em conservação e restauro de vidro e cerâmica na FCT/UNL, e como membro do curso de Doutoramento em Conservação e Restauro do Património Cultural (CORES) financiado pela FCT/MCE e o curso de Doutoramento em Belas-Artes (FBA/UL) na especialidade de Cerâmica e Design de produto.

Saber mais

Márcia Vilarigues

Membros

12 Membros Integrados (6 na FCT/UNL), 10 Estudantes de Doutoramento (8 na FCT/UNL)