Faculdade

Faculdade

Apresentação

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), uma das três maiores e mais prestigiadas escolas de Engenharia e Ciências do País, a 15 minutos de Lisboa, é reconhecida pela sua investigação de excelência, pela qualidade dos seus cursos e pela empregabilidade dos seus diplomados (licenciados, mestres, doutores). 

A FCT NOVA, com cerca de 8.000 estudantes, dispõe de um dos melhores Campus universitários, distinguindo-se por uma cultura de excelente relacionamento docente-estudante e por uma vida académica intensa, com atividades culturais e desportivas.

Todos os seus cursos estão acreditados pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) e todos os cursos de Engenharia são reconhecidos pela Ordem dos Engenheiros, FEANI e EUR-ACE.

Com cerca de 430 docentes, 1000 investigadores e 200 funcionários, a FCT NOVA estrutura-se em 14 Departamentos e 16 Centros de Investigação, oferecendo 94 ciclos de estudo (7 Licenciaturas; 11 Mestrados Integrados; 28 Mestrados; 38 Doutoramentos).

A sua produção científica, materializada pela publicação de um elevado número de artigos em revistas científicas internacionais de grande exigência e qualidade, confere-lhe amplo reconhecimento internacional (o valor do índice de produção científica - SciVal Citation Impact - é de 1,35, o que significa que a FCT NOVA se encontra 35% acima da média mundial. Este desempenho permite-lhe integrar as principais redes de Universidades tecnológica, como a rede CESAER e participar em consórcios com universidades Europeias e dos EUA, designadamente MIT, CMU e Universidade do Texas.

A participação da FCT NOVA em 8 COLABs e a obtenção de 8 Bolsas ERC por investigadores da FCT NOVA (maior concentração destes laboratórios e bolsas em Universidades Portuguesas), mostra ser uma Escola de Ciência e Engenharia orientada para o futuro e baseada em investigação internacional de vanguarda.