Faculdade

Estudante

Informação Académica

Tudo o que deverá saber sobre:

Estatutos aplicáveis aos Estudantes

Despachos sobre o Acesso às Épocas Especial e Extraordinária  

Outros Despachos e Regulamentos

Propinas

  1. As propinas são devidas no ato de matrícula ou inscrição, podendo ser pagas em prestações, nos termos do regulamento aprovado.
  2. O facto de os estudantes não frequentarem o curso ou desistirem não lhes confere o direito à restituição das importâncias pagas, nem à anulação da dívida.
  3. Como obter os dados para regularizar as propinas.

Propinas para o ano letivo 2020/2021 (todos os cursos) (Despacho nº 15/2020)

Planos de regularização de dívida de propinas (referentes ao ano letivo 2018/2019 e subsequentes)

A Lei 32/2020, de 12 de agosto, criou um mecanismo extraordinário de regularização de dívidas por não pagamento de propinas por parte de estudantes que, devido à crise económica e social causada pela pandemia da doença COVID-19, tenham ficado impossibilitados de proceder ao seu pagamento junto das instituições de ensino superior públicas.

Regulamento que estabelece as condições de acesso aos planos de regularização de dívidas de propinas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA)

Os interessados deverão preencher e assinar o modelo de Acordo de Regularização de Dívidas por Propinas e enviá-lo por email exclusivamente para: devedores@fct.unl.pt ou, caso seja estudante de Doutoramento, para o div.afa.devedores@fct.unl.pt, e aguardar a sua aprovação.

Como posso obter os dados para regularizar as minhas propinas?

Para saber os detalhes sobre as propinas que tem a pagamento e os dados necessários para regularizar a situação, deverá proceder da seguinte forma:

  1. Aceda ao CLIP;
  2. Autentique-se com o identificador e senha atual:
    Autentique-se
  3. Clique na opção "Aluno" -> "Acto administrativo" -> "Pagamentos académicos" ->"Propinas e dados para pagamento";
    opção 3
  4. Escolha o ano letivo pretendido;
    opção 4
  5. Selecione "dados para pagamento";
  6. Neste quadro poderá escolher pagar a prestação a pagamento ou proceder ao pagamento integral.
    opção 6
  7. Ao selecionar a opção pretendida, irá surgir um quadro resumo com o montante em dívida e data limite de pagamento.

    Se a prestação a pagamento estiver em atraso, irá ser acrescido ao valor em dívida um valor referente a juros de mora do período em falta.
    opção 7

  8. Cique em "Prosseguir" para solicitação de emissão de referência multibanco;

    Após este passo, irá surgir um aviso com a informação da data/hora em que a referência multibanco irá estar disponível para regularização da propina:
    opção 8

  9. Na data/hora que aparece referida no quadro amarelo, irá receber uma mensagem na sua conta institucional com o assunto: "Dados para pagamento por Referência Multibanco" com os detalhes e informação sobre o pagamento.

    Os dados também irão estar disponíveis no CLIP:
    opção 9
    Para consultar os pagamentos já efetuados deverá selecionar no menu: "Aluno" -> "Acto administrativo" -> "Pagamentos académicos" ->"Propinas e dados para pagamento"->"Pagamentos".
    opção 10

Seguro Escolar

Atenção: As atividades escolares que decorram no estrangeiro têm de ser previamente comunicadas pelos docentes à Divisão Académica, que se encarregará de activar o seguro para essas situações.

Prémios "Caixa Mais Mundo" (2ª Edição)

A Caixa Geral de Depósitos (CGD), numa vertente social de apoio à Educação, focada no apoio ao Ensino Superior, atribui especial importância ao mérito académico, à criação de oportunidades para alunos com menores recursos económicos e que demonstrem um desempenho escolar revelador do seu interesse e empenho em prosseguir o ensino superior.

Neste contexto, a CGD criou os prémios Caixa Mais Mundo que visam atribuir prémios e bolsas a estudantes universitários que preencham os critérios e condições previstas no Regulamento.

A CGD pretende que a atribuição destes prémios e bolsas contribua para uma justa e efetiva igualdade de oportunidades aos estudantes matriculados nas Instituições de Ensino Superior (IES), incentivando a frequência do ensino universitário e proporcionando melhores desempenhos escolares.

Neste sentido, de acordo com os critérios constantes no Artigo 1º do Regulamento, distinguiu individualmente e com um valor unitário de 1.500€, os 5  alunos colocados em licenciaturas ou mestrados integrados da FCT NOVA através do concurso nacional de acesso ao ensino superior (CNA) no ano letivo 2019/2020:

Bolsa de Mérito Desportivo da Universidade Nova de Lisboa

“Nos termos do artigo 101.º do Código de Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro, submete-se o projeto de alteração do Regulamento de Bolsa de Mérito Desportivo da Universidade Nova de Lisboa a consulta pública, para recolha de sugestões, pelo prazo de 30 dias contados da publicação em Diário da República.”

Bolsas de Mérito (referentes ao aproveitamento escolar em 2017/18)


Forma de Apresentação de Reclamações:

Exclusivamente por email, enviadas até 4 de julho de 2020 para: div.a.g.helpdesk@fct.unl.pt,  indicando no assunto "Reclamação/Bolsas por Mérito 2017/2018)" 
 

Bolsas de Mérito (referentes ao aproveitamento escolar em 2018/2019)

Forma de Apresentação de Reclamações:

Exclusivamente por email, enviadas até 4 de julho de 2020 para: div.a.g.helpdesk@fct.unl.pt, indicando no assunto "Reclamação/Bolsas por Mérito 2018/2019" 

Dúvidas?

Questões relativas a Licenciaturas e Mestrados Integrados:

div.a.g.helpdesk@fct.unl.pt

Questões relativas a Mestrados e formação Pós-Graduada:

div.a.mestrados@fct.unl.pt

Questões relativas a Programa Doutorais:

div.a.doutoramentos@fct.unl.pt

Facebook

Página institucional da FCT

Twitter

@estudanteFCTUNL

Endereço utilizado para transmitir informações, datas e eventos importantes para o estudante FCT.