Cursos de Formação com Investigação

Candidaturas

Os Cursos de Formação com Investigação são cursos não conferentes de grau académico, integrados no projeto educativo da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), oferecidos pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA (NOVA FCT), que têm uma natureza académica com recurso à atividade de investigação científica.

Pretendem iniciar e reforçar competências do estudante na atividade científica, desenvolver o seu sentido crítico, criatividade, capacidade de comunicação oral e escrita e fomentar a autonomia científica. Tais objetivos consideram-se prosseguidos através da integração dos estudantes em unidades de investigação e desenvolvimento da NOVA FCT ou das Instituições com quem a Faculdade tem parcerias académicas, ficando cada estudante sob a supervisão de um orientador doutorado integrado nessas instituições.

Áreas científicas

Os Cursos de Formação com Investigação inserem-se nas várias áreas científicas da NOVA FCT, representadas nos seus Departamentos e Unidades de Investigação, e nas Instituições com quem a Faculdade tem parcerias académicas.

O desenvolvimento dos Cursos de Formação com Investigação será efectuado em colaboração com as Unidades de I&D da NOVA FCT, que acomodarão não só as áreas em que se inserem os Departamentos que lhes dão origem, como outras que, correspondendo a outros Departamentos, tenham com aquelas uma conexão científica relevante, designadamente similitude de atividades ou inserção na mesma área científica genérica.

Duração

A duração destes cursos é variável, sendo tendencialmente de curta duração, podendo ocorrer em períodos intercalares à atividade letiva ou em paralelo com as atividades letivas.

Orientação

As atividades de investigação desenvolvidas serão orientadas por investigadores doutorados em associação com um laboratório, projeto ou unidade de investigação e desenvolvimento da NOVA FCT, sem prejuízo dos trabalhos poderem ser desenvolvidos em mais do que uma unidade ou instituição.

Candidaturas e admissão

A seleção dos candidatos será feita com base no mérito académico, podendo ter lugar uma entrevista, presencial ou remota, realizada pelo orientador científico responsável pelo plano de trabalhos a desenvolver pelo candidato.

As candidaturas e matrículas estão abertas em permanência.

Forma de divulgação dos resultados

Os resultados serão divulgados por email, diretamente para os candidatos. À medida que os Coordenadores dos Cursos de Formação efetuarem a colocação dos selecionados, estes receberão uma mensagem automática. Os candidatos selecionados deverão de seguida enviar um email para div.a.mestrados@fct.unl.pt, colocando no assunto "Matrícula digital", e indicando no corpo do texto o nome completo e curso.