A seleção dos dois estudantes confirma a presença contínua da NOVA FCT entre as instituições portuguesas com maior participação no programa Carnegie Mellon Portugal.
Esta distinção evidencia o compromisso da NOVA FCT com a promoção da excelência científica, a internacionalização e o impacto da investigação desenvolvida nos seus departamentos e centros de investigação.
O Tágides é hoje um dos festivais de tunas mais duradouros do país, símbolo da ligação entre a comunidade académica da NOVA FCT e a cidade de Almada, promovendo o convívio e a celebração da tradição universitária.
Esta iniciativa reflete o compromisso da NOVA FCT com uma academia exigente, mas também atenta às pessoas, reconhecendo o talento e criando condições para que todos os estudantes possam desenvolver plenamente o seu percurso académico.
Com esta cerimónia, a NOVA FCT totaliza 106 contratações ao longo de 2025, entre novas admissões e progressões de carreira, um número que reflete o empenho da Escola em reforçar o seu capital humano como pilar da excelência científica, pedagógica e administrativa.
Um projeto da NOVA FCT que está a transformar a forma como se cuida da saúde foi reconhecido na 3.ª edição do Research Impact Narratives Challenge. A NOVA FCT também merceu uma menção honrosa para o conservante natural ImproVITA, criado no LAQV-REQUIMTE.
Numa tertúlia evocativa, moderada por João Leite, presidente do Departamento de Informática, foram revisitadas memórias das últimas cinco décadas.
A Associação de Estudantes da NOVA FCT empossou uma nova equipa dirigente numa cerimónia realizada a 12 de dezembro, no Auditório da Biblioteca da NOVA FCT.
“Espero contribuir com conhecimento original para a minha área e construir uma forte rede de investigação entre ambas as instituições”, sublinha o estudante da NOVA FCT.
Parceria reforça a integração da NOVA FCT na rede internacional da ONU dedicada à resiliência e à redução do risco.
Como codiretor nacional, João Magalhães irá trabalhar em estreita colaboração com Inês Lynce (Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa e INESC-ID), codiretora nacional, e com José Fonseca de Moura, diretor do programa na Carnegie Mellon University.
Com uma carreira de mais de três décadas na NOVA FCT e ampla experiência em cargos de direção, consultoria e atuariado em instituições nacionais e internacionais, Pedro Corte Real alia a sólida formação científica a uma forte ligação à gestão pública e ao setor financeiro, reforçando a presença da NOVA FCT em posições de elevada responsabilidade na Administração Pública.